terça-feira, 20 de agosto de 2013

Fotógrafo reúne fotos históricas para criar museu em Manaus

agosto 20, 2013 | por Resumo Fotográfico

Museu da Fotografia de Manaus Antiga tem acervo com mais de 400 imagens
Antes da construção do porto, passageiros que desciam do navio ancorado no Rio Negro eram transportados em "catrais" até Manaus. A foto de 1901 pertencia ao acervo da César &Cia, hoje faz parte da coleção de Jorge Herrán.
O fotógrafo peruano Jorge Herrán, que há mais de 30 anos vive no Brasil, é o autor do Museu da Fotografia de Manaus Antiga, iniciativa que prevê a inauguração de um espaço onde serão expostas centenas de imagens históricas da capital amazonense.

Há 25 anos, desde a "época da borracha", Herrán vem resgatando a história da fotografia de Manaus. São mais de 400 fotografias das quais 240 já foram restauradas e digitalizadas. Segundo ele, o exemplar mais antigo data de 1865.

O lugar escolhido para a sede do Museu, que tem inauguração prevista para Outubro, é um casarão erguido no início do século passado, situado no Centro de Manaus.

“Trata-se de uma casa antiga, do início de 1900, que está em estado precário. Dá para restaurar e deixá-la linda como era. Basta disposição e a ajuda de quem quiser e puder.” - contou o fotógrafo, via Facebook.

Para arrecadar fundos para a reforma da sede do Museu, as imagens resgatadas por Herrán foram reunidas em um CD que pode ser adquirido por 30 Reais através de contato pelos telefones (92) 9111-3065 e 8143-1310 ou Facebook - www.facebook.com/jorge.herran.