quinta-feira, 15 de agosto de 2013

FotoRio 2013 abre exposições no Memorial Getúlio Vargas

agosto 15, 2013 | por Resumo Fotográfico

A Secretaria Municipal de Cultura e o FotoRio 2013 inauguram no Memorial Getúlio Vargas nesta sexta-feira (16), às 18h duas importantes exposições: O Rio de Augusto Malta, com fotografias de Augusto Malta e Caminhos do Valongo, de João Maurício Bragança. A curadoria é de Milton Guran.

O Rio de Malta
Fotografias de Augusto Malta
Curadoria: Milton Guran

Augusto Malta (1864-1957), fotógrafo oficial da Prefeitura do Rio entre 1903 e 1936, foi, ao mesmo tempo, o cronista da modernidade das grandes reformas urbanas do Prefeito Pereira Passos e da vida cotidiana do Rio Antigo, dos kioskes, dos ambulantes.

Através das suas imagens vemos a cidade se transformar e com ela seus habitantes, que passavam do tílburi ao automóvel, começaram a desfrutar dos banhos de mar e a festejar o carnaval na Avenida Central. Esta exposição é um convite a se conhecer mais de perto a vasta obra de Malta, e conhecer mais a cidade dos cariocas.

Caminhos do Valongo
fotografias de João Maurício Bragança
Curadoria de Milton Guran

Presente nos hábitos e costumes de uma comunidade, povo ou grupo, a identidade cultural se manifesta em diversos campos. Seja nas vestes, na alimentação, na dança, numa crença religiosa, ou até mesmo nas características arquitetônicas, a cultura pode ser entendida como a união de legados às novas gerações. Iniciado em 2008, o projeto fotográfico de João Maurício Caminhos do Valongo é fruto de um processo de investigação e pesquisa de cinco anos, dividido em quatro series – Arquitetura, Detalhes, Paisagem e Personagens.

O acervo foi composto como uma colcha de retalhos, através do rastro deixado pelas marcas destas transformações e ressignificações sociais do local – do Valongo ao Porto Maravilha – marcas visuais dos movimentos sociais e estilos culturais que perpetuaram na região no período de 1758, ano da formalização do mercado de escravos até hoje com o Projeto Porto Maravilha.

SERVIÇO

O Rio de Augusto Malta, fotografias de Augusto Malta
Caminhos do Valongo, fotografias de João Maurício Bragança
Abertura: dia 16 de agosto de 2013, às 18h
Visitação: até o dia 27 de setembro de 2013, de 3ª a sábado das 10h às 18h.
Ingresso: Entrada franca
Local: Memorial Getúlio Vargas - Praça Luís de Camões, s/nº – subsolo • Rio de Janeiro
Informações: 2237-5234