quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Mostra “Solitude” apresenta a beleza do dia a dia

agosto 14, 2013 | por Resumo Fotográfico


Pelas lentes do fotógrafo Mauricio Vieira o espectador fará uma viagem imagética rumo à paz interior, guiada pelas 13 imagens Fine Art que abordam várias fases da vida humana. A mostra individual “Solitude” terá abertura no Museu da Fotografia (Solar do Barão) no dia 15 de agosto e ficará em exibição até 22 de setembro.

O fotógrafo paulistano, radicado em Curitiba, propõe uma reflexão sobre o isolamento voluntário para se obter a paz interior. “O discurso imagético abrange desde a nossa concepção, infância e os medos, trabalho e o coletivo”, afirma. Vieira explica que a mostra traz também as fases reflexivas pelas quais as pessoas passam e ele revela as suas próprias conquistas nesse campo: “A luz como entendimento, o renascimento como presente, a não-comparação, o encontro com a solitude e a plenitude para seguir a vida”, declara o fotógrafo.

As imagens de “Solitude” são fruto de uma fase de trabalho, iniciada a dois anos, que inclui o aprofundamento de estudos em Pós-graduação em fotografia na Universidade Tuiuti e da própria característica da natureza do trabalho do fotógrafo. “Acredito que a solitude está presente na maior parte dos fotógrafos, a busca pela imagem que nos conforte e traga a paz do dever comprido. Desde que iniciei a fotografar a ausência de pessoas é uma característica do meu trabalho”, observa.

Vieira explica que quer chamar atenção do espectador para duas reflexões. “A beleza que há no dia a dia e que passa desapercebida dos olhares apressados. E a segunda a respeito da relevância do trabalho em tudo que se faz e que sem ele nada conquista-se, inclusive asolitude”.

SERVIÇO

Exposição Solitude
Data: 15 de agosto até 22 de setembro - Abertura: 15/08, às 19h00
Horário: das 9h às 12h,das 13h às 18h
Local: Galeria do Museu da Fotografia - Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533, Centro, Curitiba
Ingresso: Entrada Franca
Informações: (41) 3321-3260