sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Prêmio de Fotografia Ciência & Arte chega à terceira edição

agosto 16, 2013 | por Resumo Fotográfico

Foto de anêmona, vencedora do prêmio em 2012, de João Luiz de Fraga Carraro, da UFRGS (CNPq)

Voltado a estudantes de graduação e de pós-graduação, docentes e pesquisadores brasileiros, o Prêmio de Fotografia Ciência & Arte chega à sua terceira edição e tem inscrições abertas até dia 30 de agosto. O objetivo do concurso é incentivar a produção de imagens relacionadas à ciência, tecnologia e inovação, ampliando o banco de imagens do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Dentre as categorias, o candidato pode se inscrever em uma única. A imagem concorrente deverá estar associada à atividade científica do participante e ter sido produzida para fundamentar seu trabalho de pesquisa. Neste ano, poderão ser inscritas imagens produzidas por câmeras fotográficas ou por instrumentos científicos especiais, como microscópio, lupa ou raio X.

Os critérios da comissão julgadora incluem impacto visual, inovação, relevância da imagem para a pesquisa, qualidade estética e contribuição para a popularização e divulgação científica e tecnológica.

O primeiro colocado em cada categoria, além de prêmio em dinheiro, terá direito a passagem aérea e hospedagem para participar da reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorrerá em julho de 2014, em Rio Branco, no Acre.

Informações sobre o concurso e as inscrições estão disponíveis no site www.premiofotografia.cnpq.br