quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Restauração revela fotografias íntimas da pintora Frida Kahlo

agosto 21, 2013 | por Resumo Fotográfico

Mais de 300 imagens do acervo pessoal da artista devem ser expostas


Até janeiro de 2014, um total de 369 fotografias do acervo pessoal da pintora mexicana Frida Kahlo (1907-1954) e seu marido, Diego Rivera (1886-1957) serão restauradas pelo Projeto de Conservação de Arte do Bank of America Merrill Lynch.

As imagens - registradas entre 1880 e 1950 - são parte de um acervo de documentos pessoais do casal e começaram a ser catalogados em 2005. Após a conclusão do projeto, as fotos serão tema de exposição e livro. Trata-se de uma seleção entre as 6.500 fotografias guardadas na Casa Azul, residência da artista, na Cidade do México, transformada em museu quatro anos após sua morte.

"Cada foto representa uma peça de um grande quebra-cabeças da complexa vida de Frida. Permitem entender muitos aspectos de sua personalidade, sua visão política, social e sexual, sua doença, sua frustração por não poder ter um filho, sua intensa vida social e, claro, sua relação com Diego." - disse a diretora da Casa Azul, Hilda Trujillo à publicação The Art Newspaper.

Os registros abarcam 70 anos de momentos e pessoas relacionados à trajetória de Kahlo, como, por exemplo, os artistas David Alfaro Siqueiros, André Breton e José Clemente Orozco, e o revolucionário comunista Leon Trótski.

Entre os autores estão nomes como Henri Cartier-Bresson, Man Ray, Sergei Eisenstein, Tina Modotti e Edward Weston, além de Lola e Manuel Álvarez Bravo.

via Folha de São Paulo