sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Debate: Articulações da Fotografia na Arte Contemporânea

setembro 20, 2013 | por Resumo Fotográfico

André Hauck
Na próxima segunda-feira (23) acontece no Auditório da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte, o debate e mesa redonda "Articulações da Fotografia na Arte Contemporânea" que faz parte da programação da Mostra de Fotografia da EBA.

O evento pretende discutir a imagem fotográfica, o ato fotográfico, as estratégias que usam ou articulam o fotográfico como operador de vários tipos de processo estéticos, sociais, políticos, culturais, que constituem hoje um amplo leque de práticas e modus operandi nos quais a fotografia cumpre uma série complexa de papeis e funções, além do simples registro, a simples "foto" ou a simples tomada ou "chapa" fotográfica.

O interesse deste encontro com estes fotógrafos de destaque da região de Minas Gerais e da cidade Belo Horizonte é dar uma aproximação a essas práticas e avaliar a sua presença, importância e articulações no contexto da arte e a cultura contemporâneas. 

Convidados

André Hauck: Mestre em Artes Visuais, UFMG. Diversos dentre os quais podemos destacar: Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger 2012/2013, Bahia, 63º Salão de Abril, Fortaleza.

Fábio Cançado de Oliveira: Formado em Jornalismo pela PUC Minas. Ativo também no campo do vídeo e o cinema desde os anos 1980 recebeu já vários prêmios e reconhecimentos, dentre eles o Prêmio Marc Ferrez de Fotografia - FUNARTE , 2012. 

Pedro David: Formado em Jornalismo pela PUC Minas e pós graduado em Arte e Contemporaneidade pela Escola Guignard (UEMG), recebeu múltiplos prêmios dentre deles o Prêmio Fundação Conrado Wessel de Arte 2012, Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia – Ministério da Cultura - 2012. Prêmio Brasília de Arte Contemporânea – Museu Nacional da República - 2012. 

Tibério França: Fotógrafo e produtor cultural, professor de Fotografia na Escola Guignard. Atual presidente nacional da Associação de Fotógrafos FotoTech. Coordenador e realizador da Semana da Fotografia de Belo Horizonte.

SERVIÇO

Articulações da Fotografia na Arte Contemporânea
Data: 23 de setembro de 2013
Horário: 14h
Local: Auditório da Escola de Belas Artes da UFMG - Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha