sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Exposição mostra o balé em meio ao caos de São Paulo

setembro 06, 2013 | por Cris Tristão

Estreia no próximo dia 10, no Armazém Piola, em São Paulo, a exposição "Formas e Ritmos" da fotógrafa Fernanda Kirmayr. A exposição, com curadoria de Alex Penedo, é formada por 13 imagens que retratam o balé em meio ao caos da cidade de São Paulo.

A fotógrafa captou com suas imagens paisagens muitas vezes esquecidas com a correria da grande metrópole em harmonia com o balé, trazendo um olhar contemplativo e harmonioso do caos da cidade grande à leveza da dança clássica.

Conversei com a Fernanda e ela me contou um pouco sobre como foi criada a série:

De onde veio a ideia do projeto?

FK. A ideia surgiu no meio do ano passado (2012), em uma época que estava cada vez mais inteirada no mundo da dança. Sempre achei o balé a mais bela de todas, e após ver algumas fotos realizadas em estúdio, resolvi começar. Os primeiros ensaios foram feitos em estúdios e em uma locação, um apartamento vazio, com apenas um piano para compor a cena. Amei as fotos, mas acreditava que precisava de mais elementos para compor a ideia. Tomei conhecimento de alguns fotógrafos internacionais que realizavam projetos de balé na rua e achei que São Paulo seria um pano de fundo perfeito para as fotos, uma cidade tão dinâmica e acolhedora das artes. Gosto da fuga do convencional, de realçar as belezas da cidade e o de mostrar que o balé não precisa de um palco para acontecer, que ele é belo em qualquer situação.

Você se inspirou no Ballerina Project, feito em Nova York pelo Dane Shitagi, dentro dessa mesma ideia?

FK. Esse trabalho ao qual você esta se referindo é belíssimo! Havia visto alguns trabalhos de balé na rua, mas esse de Nova York eu tomei conhecimento depois que havia começado, tornou-se uma grande referencia!

Qual sua formação acadêmica? Eu vi que você terminou sua pós-graduação. Tem alguma relação entre o seu projeto de pós e o "Formas e Ritmos"?

FK. Sou formada em design de fotografia pela escola Panamericana de artes, bacharel em fotografia pela faculdade Senac e acabei de terminar a pós graduação em Direção de Arte, na Faculdade Belas Artes. O projeto “Formas e Ritmos” começou como meu projeto de pós-graduação, mas se tornou muito maior! Pretendo seguir com ele por muito anos. O mestrado é o próximo passo na minha formação, mas pretendo começar apenas em 2015, quero ter tempo para desenvolver bem o “Formas e Ritmos” em 2014.

Veja mais algumas fotos que estarão na exposição:



SERVIÇO

Exposição: Fernanda Kirmayr – Formas e Ritmos
Data: de 10 a 15 de setembro de 2013 - Abertura às 19h
Horário: de terça a domingo, das 18h ao ultimo cliente
Local: Armazém Piola – Rua Aspicuelta, 547, Vila Madalena, São Paulo, SP
Ingresso: Entrada Franca

Maiores informações
Site do projeto: fkirmayr.wix.com/formaseritmos
Facebook: www.facebook.com/formaseritmos