segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Manaus recebe lançamento do livro ‘Amazônia Andes’

setembro 16, 2013 | por Resumo Fotográfico


A Amazônia e a região dos Andes nunca estiveram tão próximas quanto no livro que o fotógrafo e documentarista acreano José Tezza lança nesta segunda-feira (16), a partir das 19h, na Fundação Amazonas Sustentável (FAS). Com patrocínio da Camargo Corrêa e produção da Ave Lola Espaço de Criação e Base7, “Amazônia Andes: da foz à nascente, do Atlântico ao Pacífico” vem junto com uma exposição homônima que poderá ser conferida na FAS até 18 de outubro, quando segue para Lima, no Peru.

Ao longo das 180 páginas, preenchidas por 122 fotografias clicadas durante uma expedição realizada entre o fim de 2012 e início de 2013, o livro retrata as relações latentes entre esses dois biomas. “São dois cenários diferentes, mas interligados. É dos Andes que vem a água do Rio Amazonas, por exemplo”, lembra o irmão de José, o economista João Tezza, que assina os textos da obra junto com a jornalista Jamilsa Melo.

“Além disso, há a questão cultural, porque temos uma relação histórica e étnica com as tribos indígenas amazônicas e incas, apesar de os Andes terem se tornado mais hispânicos enquanto a Amazônia se tornou mais portuguesa. Isso ainda é pouco explorado pela nossa literatura”, completa João, que também é superintendente técnico-científico da FAS.

via A Crítica

SERVIÇO

Abertura da exposição e lançamento do livro “Amazônia Andes”, de José Tezza
Data: de 16 de setembro  (abertura às 19h) a 18 de outubro
Horário: de segunda à sexta, das 10h às 17h
Local: Fundação Amazonas Sustentável - Rua Álvaro Braga, 351, Parque Dez.