terça-feira, 8 de outubro de 2013

A objetiva de 4 mil dólares

outubro 08, 2013 | por Rodrigo Jordy

A Carl Zeiss nunca teve o preço como seu maior atrativo, muito pelo contrário, mas parece que agora ela exagerou um pouco com sua nova objetiva Otus 55mm f/1.4 desenhada para câmeras Full Frame das marcas Canon e Nikon. A razão do preço desta lente ser mais exorbitante do que o já usual da empresa alemã é a sua construção muito mais robusta a fim de minimizar ao máximo todas as aberrações e distorções possíveis usando o método Distagon normalmente usado em objetivas grande-angulares e vez do Planar que é normalmente usado em objetivas normais.

Conseguem reparar no pequenino anel de abertura na versão Nikon?/ Daily Camera News

A Zeiss Otus 55mm f/1.4 possui abertura mínima f/16; sua construção óptica é de 12 elementos (7 especiais de correção) em 10 grupos; a distância mínima de foco é de 50cm; o diâmetro do filtro é de 77mm; mede cerca de 14.1x8.3cm (14.4x8.3 na versão para Nikon devido ao anel de abertura que só há nesta versão) e pesa aproximadamente 970 gramas (1030 gramas na versão para Nikon). Esta lente super pesada e relativamente grande estará disponível no final de outubro/início de novembro no exterior ao custo de módicos 4 mil dólares.

Esquema da construção super robusta da Zeiss Otus 55mm f/1.4/ Gadgets Info

Agora, vocês lembram da Zeiss Touit lançada no meio do ano? Pois bem, a nova estratégia de marketing da empresa consiste em inserir nomes-fantasia que fazem alusão a pássaros em suas novas séries. O Touit em questão é uma espécie de papagaio, o nome Otus refere-se a uma espécie de coruja. Pode ser um indicativo de que vem mais lentes Otus por aí...

Fontes: Gadgets Info
            B&H Photovideo