sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Exposição apresenta cenas da inauguração da capital federal

Mostra reúne fotos de Alberto Ferreira sobre os primórdios de Brasília

A partir da próxima terça-feira (8), a Galeria Lume abre a exposição A Construção de Brasília, do fotógrafo brasileiro Alberto Ferreira. Com curadoria de Paulo Kassab Jr. e composta por 12 imagens em preto e branco – algumas inéditas, a mostra representa um retrato da euforia e das descrenças alastradas junto à inauguração da nova capital federal.

Alberto Ferreira ocupou, durante anos, importante cargo na imprensa e o fez com a ética e a obrigação jornalística de mostrar o acontecimento sem distorcer os fatos. Da mesma forma na fotografia, o artista apresenta não apenas belas imagens, mas também um senso crítico acerca deste momento histórico: o contraste entre políticos, exaltados com a capital federal – talvez por sua distância das demais cidades; pessoas da alta sociedade, crentes em um novo país; e os candangos, construtores da cidade que, posteriormente, acabaram por ficar à margem do projeto habitacional, sendo obrigados a viver em periferias.

Acompanhando Juscelino Kubitschek em suas idas e vindas à nova capital, Alberto Ferreira presenciou todo o processo de construção da cidade e criou um dos mais importantes registros visuais deste momento. Nestas ocasiões, o fotógrafo teve diversas oportunidades de registrar cenas como a chegada do embaixador inglês, a interação entre as pessoas e a arquitetura modernista da cidade, a cerimônia inaugural de Brasília, alguns dos operários que trabalharam na obra, entre outras. 

Nas palavras de Paulo Kassab Jr., diretor cultural da Lume e curador da mostra: “Mais que um documentarista, Alberto Ferreira estava à frente de seu tempo e, diferente de outros que acompanharam a criação de Brasília, não se iludia com o novo projeto. Em 1960, no ano da inauguração da capital, o fotógrafo já vislumbrava as dificuldades de se ter uma capital no interior do país e os problemas trazidos por um planejamento que, sem intenção, segregava as diferentes classes sociais em suas zonas de habitação.”

  

SERVIÇO

Exposição "Alberto Ferreira - A Construção de Brasília"
Abertura: 8 de outubro de 2013, às 19:30h
Período: 9 de Outubro a 14 de Novembro de 2013,
Horário: segunda a sexta, das 10h às 20h
Local: Galeria LUME – Rua Joaquim Floriano, 711 – 2º andar – Itaim Bibi – São Paulo, SP
Tel.: (11) 3704.6268

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
COMUNICAR ERRO

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2016 Resumo Fotográfico. Termos de uso.
Belo Horizonte, MG - Brasil