domingo, 6 de outubro de 2013

Fotógrafa pretende registrar parques naturais com pinhole

outubro 06, 2013 | por Cris Tristão

Ashley Erin Somers espera conseguir U$ 10.000,00 para financiar o projeto

A fotógrafa norte-americana Ashley Erin Somers lançou no mês passado o projeto Across America: A Photo Book para arrecadar recursos para uma viagem da Califórnia a Flórida, fotografando  parques nacionais dos Estados Unidos e locais históricos com uma camêra pinhole com filme preto e branco. A ideia é, ao final da aventura, publicar um livro de fotografia fine art

Para quem não sabe, câmeras pinhole são câmeras artesanais, sem lentes, feitas com apenas um pequeno orifício em um lado. A luz que passa através do orifício projeta uma imagem no filme fotográfico situado na parte contrária da caixa. O truque é saber o tamanho do buraco e quanto tempo para expor o filme à luz que vem através dele.

Somers espera com seu trabalho incentivar pessoas de diversas idades e inspirar novos defensores e amantes dos parques. Para ajudá-la nessa empreitada fotográfica, ela colocou seu projeto no site Kickstarter que ajuda a encontrar patrocinadores para projetos criativos. Qualquer pessoa pode ajudar com valores entre U$10 e U$ 200 para atingir o objetivo de U$ 10.000,00. Os projetos através da Kickstarter devem alcançar o objetivo de valor no prazo estabelecido. É tudo ou nada.

Para mostrar que o projeto é viável e possui potencial, Ashley realizou sessões fotográficas em Yosemite, Yellowstone e em outros parques.


Em seu site, Somers diz que seu coração já se enche de alegria com qualquer ajuda e até mesmo com mensagens de apoio de pessoas postam no seu site, ela ainda pede para todos compatilharem as notícias sobre seu projeto para assim pessoas que estiverem interessem em ajudar possam saber mais sobre o projeto e tomar conhecimento sobre o mesmo.


Somers espera visitar os principais parques nacionais durante um prazo de 37 dias e se tudo ocorrer como planejado, publicar o livro com suas fotografias antes do Natal. Mas ela é realista e trabalha com a hipótese de algo não sair como o esperado, que é o mais certo quando se trabalha com filmes fotográficos, pois você não vê o resultado até que revele o filme. Ao contrário da fotografia digital que permite visualizar o resultado obtido e dá oportunidade de refazê-lo por um baixo custo.


No site da fotógrafa você pode acompanhar toda a viagem através das fotos, vídeos e texto: ashleyerinsomers.com.