terça-feira, 29 de outubro de 2013

Fotógrafo da AFP vence prêmio Simón Bolívar na Colômbia

outubro 29, 2013 | por Resumo Fotográfico

Nesta terça-feira (29), o fotógrafo correspondente da AFP na cidade de Cali,  Luis Robayo, foi anunciado vencedor do Prêmio Simón Bolívar de Jornalismo, na categoria Fotografia, por uma série de imagens realizadas durante uma revolta indígena ocorrida em Cauca (sudoeste do país) em 2012.

Nas fotos, um sargento do exército colombiano chorando, depois que os indígenas da comunidade Nasa desalojaram os militares do posto que ocupavam no topo da colina Berlín, onde guardavam antenas de comunicação. O território é palco frequente de conflitos entre a força pública e a guerrilha comunista Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e a comunidade pede que a segurança desta zona seja realizada pela guarda indígena.

O prêmio Simón Bolívar, é promovido anualmente pela empresa privada Seguros Bolívar, premiando os melhores profissionais do jornalismo da Colômbia em onze categorias. O júri deste ano foi composto pelo escritor Héctor Abad, pelo sociólogo Carlos Castillo, pelos jornalistas Gustavo Gómez e Diego Martínez, pelas advogadas Juanita León e Nora Sanín e pelo historiador Jorge Melo.