segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Fotógrafo japonês retrata macacos como se fossem humanos

outubro 21, 2013 | por Resumo Fotográfico

Hiroshi Watanabe apresenta uma série de fotografias baseadas na milenar tradição japonesa do Sarumawashi

Na série fotográfica intitulada 'Suo Sarumawashi', o japonês Hiroshi Watanabe registra macacos em poses que se assemelham a humanos.

O ensaio faz referência a uma tradição milenar japonesa que envolve uma espécie de teatro, onde os macacos são os atores e que teria se iniciado como um ritual para proteger os cavalos dos guerreiros. Mais tarde, tornou-se uma forma popular de entretenimento e foi realizada em todo o Japão dos templos às cortes imperiais.

Sarumawashi significa literalmente "macacos dançando" e mostra a força física natural do macaco japonês, combinando manobras acrobáticas com esquetes cômicos e danças. O macaco e o instrutor funcionam como uma unidade para criar um vínculo entre o homem e o primata.

Nas imagens, realizadas em médio formato, os símios aparecem vestindo roupas tradicionais japonesas e também ocidentais contemporâneas. Os animais parecem interpretar personagens enquanto interagem com objetos e fazem expressões próximas às humanas. Em uma das fotos, um dos macacos aparece vestindo um kimono e empunhando o que seria uma espada, como um guerreiro samurai.

No mês passado, a série ganhou uma exposição na Kopeikin Galley, em Los Angeles, Estados Unidos, que fica em cartaz até o dia 26 deste mês.


Fonte: Kopeikin Gallery (via G1)