terça-feira, 29 de outubro de 2013

Notebook com acervo de fotógrafo é furtado em Salvador

outubro 29, 2013 | por Resumo Fotográfico

Na última sexta-feira (25), o fotógrafo Nilo Motta, de 54 anos, teve o seu notebook furtado dentro de um laboratório fotográfico em Salvador.

Motta deixou o notebook aberto sobre a mesa da loja, enquanto escolhia as fotos para revelação, quando o dono do laboratório o convidou para ver o material impresso, no andar de cima.

"Neste momento, eu subi e fui para o andar de cima do laboratório. Fui até a sala do dono do local e acabei deixando o notebook em cima da mesa onde eu estava trabalhando. Era uma área reservada só para funcionários e tinham quatro pessoas no local. Eram duas meninas que faziam transição de horário e dois operadores do laboratório." - explicou Motta ao Correio24Horas.

Motta teria permanecido no andar de cima por cerca de 15 minutos e, ao descer, percebeu que o notebook já não estava mais lá. Os funcionários do laboratório alegam não ter visto nenhuma movimentação estranha no local.

O aparelho continha todo o acervo de imagens autorais e comerciais do fotógrafo, com mais de 60 mil imagens realizadas nos últimos 15 anos, além de um livro que estava sendo escrito por Motta. 

Quatro horas após o furto, Motta conseguiu imagens da câmera de segurança da área externa da loja, que mostram um sujeito de camisa preta que estaria com o notebook escondido sob as roupas. O suspeito teria se passado por cliente, perguntando os preços de alguns produtos e pedindo um copo d'água em seguida. Quando a funcionária saiu, ele teria então colocado o aparelho por dentro da camisa e saído da loja.

Este é o terceiro caso de roubo a fotógrafos registrados em Salvador. No dia 19 de setembro Ricardo Prado, de 38 anos, teve o seu apartamento invadido no bairro do Rio Vermelho e equipamentos foram roubados. No dia 13 de outubro Rodrigo Fiusa também teve a sua casa invadida no bairro da Barra.