quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Nikon Df por um fã da Nikon

novembro 07, 2013 | por J.Goffredo

Até semanas atrás, era sabido que a Nikon deveria lançar uma nova câmera antes do final do ano. Repentinamente começaram a surgir boatos, e o site Nikon Rumors começou a ferver. O primeiro rumor mais concreto foi em 20 de outubro. Daí em diante foi uma crescente de rumores, informações e até contrainformações que durou 2 semanas, até que chegaram os vídeos de lançamento da Nikon Df, anunciada oficialmente na última terça-feira (5).

No dia 23 de outubro vem a confirmação, sem detalhes, e só dando o clima. A Nikon lança o vídeo "Nikon - Pure Photography", primeiro de uma campanha de pré-lançamento. No dia 25 foi lançado o segundo vídeo. No dia 27 o terceiro, no qual mostra o cuidado limpando a lente, coisa que quem cuida e gosta da câmera faz. No dia 29 o quarto filme. No dia 31 o quinto filme. E no dia 2 de novembro o sexto e último filme, o mais longo deles. Cada vídeo mostrava um pouco mais da câmera, aumentando a expectativa.

Os vídeos mostram um fotógrafo solitário, que ama fotografar, em paisagens belíssimas. Andando e fotografando sem pressa, sem perturbações, por puro amor à fotografia e ao ato de fotografar, e com uma relação muito íntima com a câmera. Ele a segura junto ao corpo, com as duas mãos em vários momentos, e trás ao rosto para fazer a foto. Quem entender a narração (está em inglês), feita como se fossem os pensamentos do fotógrafo, sentirá mais ainda isto. São muito bem produzidos, pensados, executados etc. Cada detalhe parece fazer parte da mensagem.

Foi uma das melhores, mais intensas campanhas de lançamento que já vi, e acredito que até os boatos fizeram parte dela, e também um dos segredos mais bem guardados até a hora certa. Primeiro soltam um vazamento, criando uma "pré-expectativa"... Depois soltam outro... Depois o primeiro vídeo... e depois um vídeo novo a cada 2 dias, crescendo esta expectativa... deixando o gostinho de quero mais... até que é feito o anúncio oficial. Talvez venha ser a câmera retrô de maior sucesso no mercado.

A quem esta câmera se destina? Acredito que ela se destina, especialmente reforçado pelos vídeos de pré-lançamento, aos verdadeiros amantes da fotografia, aos que gostam de fotografar, saborear a cena e o momento de fotografar. Se você é leigo, não sabe muito de fotografia, nem pense em comprá-la, pois outras lhe atenderão melhor.

O design desta câmera lembra muito as câmeras mecânicas da década de 70, especialmente a Nikon F2, lançada em 1971, e suas contemporâneas. Quem gosta de câmeras mecânicas, possivelmente se sentirá em casa. Ter produzido estas câmeras históricas (Nikon F, F2, FM2 etc) dá mais autoridade para a Nikon produzir uma câmera retrô. Outra coisa para aumentar esta autoridade é a compatibilidade de lentes. A Nikon tem uma grande compatibilidade de lentes, mesmo que em alguns casos seja limitada, por exemplo, a Nikon D90 pode usar uma lente concebida para câmeras mecânicas, mas o fotômetro não funciona (Detalhes de um caso aqui). A Nikon Df foi concebida para usar da melhor maneira possível todas, ou quase todas, as lentes baioneta F produzidas, inclusive as da década de 70 e anteriores, com o fotômetro funcionando. Isto é muito bom para um amante e colecionador de câmeras antigas.

Outro detalhe interessante, talvez esta seja a única câmera lançada em anos que aceita cabo de disparo mecânico (com mola), um acessório muito comum até alguns anos atrás.

A Nikon D3 foi a primeira full frame da Nikon, e algum tempo depois ela lançou a D700, que era uma câmera robusta, porém menor, com menos recursos, mais barata, mais leve etc, mas usando o mesmo sensor da D3. Muitos fotógrafos optaram pela D700, por causa do preço e do peso. Atualmente a Nikon tem a D4 para o mesmo nicho de mercado da D3, mas, ao invés de lançar uma câmera para o nicho da D700, resolveu inovar, usando o mesmo sensor da D4 para uma câmera retrô, com um estilo diferente. Mas acredito que, muitos que querem a capacidade de fotografia noturna da D4, mas não queira gastar tanto, ou ter uma câmera tão pesada etc, vão comprar a Df. Neste caso podem sentir uma grande diferença de uso, pois a Df não foi concebida para ser uma D4 mais leve e barata, e sim, ela é para outro nicho.

A Nikon colocou em seu site, na descrição da câmera, a seguinte frase: "This is Nikon's proposal to passionate photographers: rediscover the fulfillment of measured, deliberate photography, and create your pictures one frame at a time." A tradução aproximada é: "Esta é a proposta da Nikon para fotógrafos apaixonados: Redescobrir a satisfação de uma fotografia intencional, avaliada, pensada, e crie suas imagens uma de cada vez." Isto, e mais os vídeos, mostra que esta câmera não é para profissionais, não é para trabalho, não é para leigos, e sim, ela é para o mais alto nível de apaixonados pela fotografia, para os amantes da arte de fotografar, para grandes amadores, para os que saboreiam fotografar.

Fontes: Nikon, Nikon Rumors, Youtube