sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Exposição "Esquizofrenia Tropical" chega a Belo Horizonte

dezembro 06, 2013 | por Resumo Fotográfico

"Aluga-se", de Pedro David, na exposição na sede do Instituto Cervantes em Madri – 2012 (Foto: Pedro David/Reprodução)
Estreia na próxima terça-feira, dia 10 de dezembro, no Museu da Pampulha, em Belo Horizonte, a exposição Esquizofrenia Tropical. A mostra chega à capital mineira por meio da Fundação Municipal de Cultura como parte da programação do aniversário de 116 anos da cidade que acontece no dia 12 de dezembro.

Com curadoria de Iatã Cannabrava, a exposição faz parte do programa Trasatlântica, do festival Photo España, e foi apresentada na sede do Instituto Cervantes, em Madri, em junho de 2012. Neste ano a mostra vem passando por várias cidades do Brasil.

São abordados temas como a violência à classe média e o otimismo para o futuro através da lente de 16 jovens fotógrafos da América Latina, reunindo 14 projetos fotográficos realizados por seis países. A temática da exposição reflete a bipolaridade na qual a América Latina está inserida, entre a tranquilidade que promove o desenvolvimento econômico e a persistência de numerosos dramas sociais.

Os fotógrafos retratam a busca da visualização de numerosos dramas ainda existentes e sem expectativas de solução imediata, como por exemplo a violência. A exposição leva o espectador de duas maneiras: no meio da sala, o show, uma escala megacidades desenfreada gigantes, em casos extremos, um passeio pelo mais íntimo América Latina, seja na paz ou na guerra.

O fotógrafo belorizontino Pedro David participa da mostra com a série "Aluga-se", de 2008. Do Brasil também participam, Tuca Vieira e Tatewaki Nio.

SERVIÇO
Exposição "Esquizofrenia Tropical"
Data: de 10 de dezembro de 2013 a 9 de fevereiro de 2014
Local: Museu da Pampulha - Av. Otacílio Negrão de Lima, 16.585
Informações: (31) 3277-7946