quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Exposição reúne 15 anos de fotografia indígena

dezembro 05, 2013 | por Resumo Fotográfico

Estreou nesta quarta-feira (4), no Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro, a exposição "Filhos da Terra", que apresenta cerca de 50 fotografias em preto-e-branco de Milton Guran, realizadas ao longo de quase vinte anos, com diversos grupos indígenas brasileiros, que vão desde a Amazônia ao sul do país.

O fotógrafo também assina a curadoria e destaca que cada uma das 16 culturas representas possui uma maneira particular de se viver e que essa diversidade deve ser respeitada. São elas: Yanomami, Makuxi, Marubo, Matis, Kayapó, Kamayurá, Kuikuro, Yawalapiti, Arara, Xavante, Guarani, Kaingang, Pankararu, Jaminawa, Machineri e Suyá.

Mesmo orientado pelos protocolos do jornalismo e da antropologia, as imagens foram abordadas com uma legítima preocupação etnográfica como forma de documentar, mantendo a emoção dos primeiros contato. O fotógrafo afirma que seu trabalho não é artístico e que o resultado é determinado pelo mundo real, e não por sua imaginação. Foi assim que, na primeira foto que fez de índios [acima], em 1978, no Xingu, Guran apenas disparou o obturador da câmera ao se deparar com duas índias da etnia kamayurá:
"Eu dormia numa maloca e acordei para fazer xixi na mata, quando vi as duas moças. A foto mostra o nível de abandono da menina que é pintada, e a concentração da que pinta, como duas amigas que se pintam para sair à noite." - diz Guran em entrevista ao jornal O Globo. [#]
SERVIÇO
Exposição "Filhos da Terra"
Abertura: 4 de dezembro de 2013, às 19h
Visitação: 5 de dezembro de 2013 a 19 de janeiro de 2014 - terça a domingo, de 12h às 19h
Local: Centro Cultural Correios - Rua Visconde de Itaboraí, 20 - Rio de Janeiro
Informações: (21) 2253-1580