terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Fotógrafo usa câmeras com até 80 anos para retratar o Rio

dezembro 10, 2013 | por Resumo Fotográfico

Urca Vista do Aterro II, em 1999 (Foto: Cesar Barreto/Reprodução)

Nesta terça-feira (10), acontece na Galeria Tempo, em Copacabana, o lançamento do livro "Rio Pictoresco" do fotógrafo Cesar Barreto.

A exemplo de fotógrafos pioneiros como Augusto Malta e Marc Ferrez, que eternizaram em imagens a cidade maravilhosa, Barreto trabalha com câmeras de grande formato, algumas feitas de madeira, com até 80 anos de idade. Essas câmeras possuem negativos maiores, capazes de fazer registros mais amplos e preservar detalhes, texturas e nuances de tons.

“De forma resumida, diria que a fotografia em preto e branco se sustenta e se justifica por seu caráter necessariamente interpretativo. Aponto aí a grande chance que temos de impor uma visão pessoal e criar com mais liberdade um discurso que, mesmo preso à realidade, sempre há de se diferenciar da produção de outros fotógrafos.” - explica o fotógrafo.

As 63 imagens impressas em papel fotográfico que serviram de base para as reproduções do livro serão doadas ao Museu de Arte do Rio (MAR). Até janeiro de 2014, será realizada uma exposição com as imagens do fotógrafo.

"Cesar Barreto é um dos principais intérpretes contemporâneos de nossa cidade. O conjunto será um dos pontos capitais de nosso acervo", comentou o curador e diretor do MAR, Paulo Herkenhoff.

Câmeras usadas no projeto 'Rio Pictoresco' (Foto: Cesar Barreto/Reprodução)

SERVIÇO

Lançamento do livro "Rio Pictoresco"
Data: 10 de dezembro
Horário: 19h
Local: Galeria Tempo, em Copacabana

Fonte: G1
Publicado em: