sábado, 7 de dezembro de 2013

Luste Editores lança "Out of Nowhere", de Miguel Rio Branco

dezembro 07, 2013 | por Resumo Fotográfico

Luste Editores lança Out of Nowhere, do pintor, fotógrafo, diretor de cinema e artista plástico multimídia Miguel Rio Branco. O livro é um registro da instalação homônima, criada para a 5ª Bienal de La Habana (1994), e apresenta uma reflexão do artista sobre a obra e suas inspirações. A exposição Out of Nowhere passou por diversos países, sendo composta por fotografias, recortes do jornal nova-iorquino Police Gazette (anos 1920), além de stills de filmes antigos e “flashbacks” de suas criações anteriores.

As imagens que permeiam o livro foram capturadas na Academia de Boxe Santa Rosa (Lapa, Rio de Janeiro) e mostram figuras do bairro encontradas pelo artista: boxeadores, meninos de rua, jovens prostitutas, policiais, marginais. Além deste trabalho, a publicação conta com registros - feitos pelo próprio artista - da instalação, fotografias de outras séries, um texto curatorial de Ligia Canongia, e um depoimento de Rio Branco. Em visada mais atenta, o trabalho surge como uma retrospectiva das imagens e dos assuntos da própria obra de Miguel, numa recuperação geral de seu olhar e das coisas que lhe interessam, ainda que captadas por fragmentos espaciais e memoriais.

Nas palavras de Ligia Conongia: “Out of Nowhere coloca de imediato, a partir do próprio título (“Fora de Lugar Nenhum”), a questão da superação dos limites, espaciais e temporais. Funde passado e presente, descentraliza todo e qualquer eixo de percepção (...).”

LIVRO

Miguel Rio Branco – Out of Nowhere
Editora: Luste Editores
Número de páginas: 160
Dimensões: 24 x 24cm
Patrocínio: Banco Pine
Publicado em: