terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Artista holandês cria fotografias da natureza utilizando raios X

janeiro 14, 2014 | por Resumo Fotográfico

Os raios X são emissões eletromagnéticas de natureza semelhante à luz visível, que são registrados através de filmes fotográficos. O físico holandês especializado em radiação Arie Van’t Riet utilizou esses raios para capturar as bases de esqueletos de animais e as fibras delicadas de flores e plantas, criando uma impressionante série de imagens. 

Durante o congresso TEDxGroningen de 2013, ele explicou como descobriu sua unidade artística através do uso de sua máquina de raio x, ajudando-o a revelar a beleza dentro da natureza. Ele conta que um dia, um colega lhe pediu para tirar um raio x de uma de suas pinturas. Riet nunca tinha feito algo assim antes, mas deu certo. Isso fez com que ele pensasse sobre os outros tipos de objetos, como por exemplo flores. Ele começou com um buquê de tulipas. Assista ao vídeo.

Para fazer as fotos o físico usa animais mortos em acidentes de trânsito e animais de estimação recentemente falecidos de amigos. Em estúdio os objetos fotografados passam por um processo analógico que utiliza diferentes intensidades de raios X. Após a radiografia, as imagens passam por um processo de digitalização, são positivadas através do Photoshop e parcialmente coloridas.









Saiba mais sobre o trabalho de Van’t Riet no site: www.x-rays.nl.

Sugestão do colaborador Rodrigo Jordy (via Mistura Urbana)