segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Fotomontagem da VEJA com militante Sininho causa polêmica

fevereiro 17, 2014 | por Resumo Fotográfico

Viomundo
Na última edição da revista VEJA, a matéria "A Fada da Baderna", escrita por Cecília Rito e Leslie Leitão, foi ilustrada com uma imagem que apresenta a jovem militante Elisa Quadros, conhecida como Sininho, em destaque, com um grupo de manifestantes em segundo plano. 

A publicação causou polêmica nas redes sociais nesta segunda-feira (17). Isso porque a imagem é na verdade uma fotomontagem de dois momentos distintos.

A foto original foi realizada por Armando Paiva (Foto Arena) na última terça-feira (11), longe de qualquer manifestação, quando Sininho chegava a 17ª DP, na Zona Norte do Rio de Janeiro, para dar depoimento sobre o caso do rojão que matou o cinegrafista Santiago Andrade, da Rede Bandeirantes. A imagem de Elisa foi recortada e "colada" sobre uma segunda foto, realizada por Christophe Simon (AFP) durante uma manifestação.

Mesmo com a indicação de que se trata de uma montagem e citar os devidos créditos, a revista foi duramente criticada por manipular a imagem. Veja abaixo a foto original:

Foto original mostra Sininho, chegando à 17ª DP (Foto: Armando Paiva/Fotoarena)