segunda-feira, 24 de março de 2014

Projeções noturnas no 4º Festival de Fotografia de Tiradentes

março 24, 2014 | por Resumo Fotográfico


O Festival de Fotografia de Tiradentes – Foto em Pauta chega à sua quarta edição. Entre os dias 26 e 30 de março, a histórica cidade mineira será palco de diversas exposições, workshops, palestras, debates e atividades educativas sobre a arte da fotografia – dentre elas, as projeções noturnas. Um destaque da atração será o monólogo “Carne é Sangue - imagens para uma consciência humana”, com Diógenes Moura, escritor, editor e curador de fotografia independente.

Na apresentação do artista, serão apresentadas fotografias de Wagner Almeida, Marlene Bergamo, Antoine D'Agata, Ana Carolina Fernandes, Dóris Haron Kasco, Miguel Rio Branco, Loren McIntyre, Claudia Guimarães, Ana Mocarzel, Rogério Reis, Monica Piloni e Mario Cravo Neto.

A Projeção Multimídia Noturna, com ensaios de tema livre, recebe a organização de Madu Dorella juntamente com o fotojornalista mineiro Leo Lara. Essa Projeção tem como curadores, Leo Lara, Madu Dorella e Alexandre Belém, fotógrafo recifense, realizador do Blog Olhavê e curador do Ciclo de Idéias. Para a Projeção Noturna, foram 39 inscrições por meio de convocatória pública e cada autor pôde inscrever até dois ensaios em formato de vídeo. No total foram inscritos 52 vídeos e foram selecionados 18 de autores diferentes. Os ensaios serão apresentados nas noites de sexta e sábado, dias 28 e 29 de março.

Voltado também para a comunidade local, o festival proporciona ao público experiências e compartilhamento do conhecimento com profissionais de renome nacional e internacional, cuja produção artística é representativa no cenário da fotografia brasileira.

Sobre o Festival

O Festival de Fotografia de Tiradentes é um dos braços do projeto Foto em Pauta que, desde 2004 acontece periodicamente em Belo Horizonte, realiza debates gratuitos e abertos ao público, permite aos convidados conhecer a obra de grandes artistas e conversar com os autores sobre a concepção do trabalho. Desde 2010, o Festival de Tiradentes, aberto ao público, divulga a produção fotográfica de profissionais e amadores.