terça-feira, 1 de abril de 2014

Números do Festival de Fotografia de Tiradentes

abril 01, 2014 | por Resumo Fotográfico

Evento se consolida com resultados expressivos em sua quarta edição
Foto: Nereu Jr.
A quarta edição do Festival de Fotografia de Tiradentes – Foto em Pauta terminou no último domingo, 30 de março. Desde o dia 26, a histórica cidade mineira foi palco de diversas exposições, workshops, palestras, debates e atividades educativas sobre a arte da fotografia e recebeu 8 mil pessoas interessadas no assunto.

Foram ao todo, nove exposições, de nove curadores, que contaram com a participação de 67 fotógrafos expositores. Destes, quarenta artistas expuseram seus trabalhos, por meio de convocatórias, na “Foto em pauta na Rua” e outros 20 participaram da exposição coletiva “Fotografia mineira contemporânea”. Além destes, 7 fotógrafos realizaram suas exposições individuais.

Com o intuito de levar ao público também, experiências e compartilhamento do conhecimento com profissionais de renome nacional e internacional, cuja produção artística é representativa no cenário da fotografia brasileira, o evento promoveu 11 palestras com 19 fotógrafos convidados. Houve um total de 16 lívros/autores lançados. Foram dois dias de Projeções Noturnas, em que 58 fotógrafos participaram. Trinta e cinco fotógrafos se interessaram em fazer a sua leitura de portfólio. Os workshops e cursos receberam 345 inscritos de 44 cidades do Brasil e 15 Estados. Cerca de 3 mil pessoas participaram destas atividades de formação.

De acordo com o coordenador do evento, Eugênio Sávio, o intuito era mostrar a diversidade da arte de fotografar. “Conseguimos. Levaremos ao público uma programação variada e interativa, que transita entre a contemplação e a qualificação da fotografia. Buscamos atividades que propuseram ampliar o conhecimento dos participantes sobre os rumos dessa arte”, explica. Além disso, segundo ele, o festival tem sido uma vitrine para os que querem mostrar o seu trabalho. “O evento está crescendo e se consolidando cada vez mais, e hoje, já é uma referência nacional”, constatou.

Sobre o Festival

O Festival de Fotografia de Tiradentes é um dos braços do projeto Foto em Pauta que, desde 2004 acontece periodicamente em Belo Horizonte, realiza debates gratuitos e abertos ao público, permite aos convidados conhecer a obra de grandes artistas e conversar com os autores sobre a concepção do trabalho. Desde 2010, o Festival de Tiradentes, aberto ao público, divulga a produção fotográfica de profissionais e amadores. A realização do evento ganhou força graças à solidificação das parcerias com apoiadores e patrocinadores, bem como a colaboração dos fotógrafos envolvidos, que participam das exposições, ministram palestras e workshops.