terça-feira, 17 de junho de 2014

O que esperar da Panasonic FZ1000

junho 17, 2014 | por Rodrigo Jordy

A Panasonic FZ1000, cujas especificações podem ser lidas aqui, causou um enorme impacto no mundo da fotografia digital e o motivo principal é que ela pode ser considerada um divisor de águas (mais um) no longo procsso de reestruturação do mercado de câmeras digitais após a invasão dos smartphones (alguns deles muito bons como os Nokia 1020, Sony Xperia Z2 e HTC One M8). Junto à popularização das câmeras reflex digitais, eles foram os responsáveis por uma enorme queda nas vendas de câmeras compactas e aqui incluo como compacta toda câmera dotada de lente fixa ao seu corpo, independente do tamanho de seu sensor e aí temos uma infinidade de câmeras que variam da simplória Pentax RZ18 com sensor medindo 1/2.3 de polegada até a Full-frame Sony RX1.

Panasonic FZ1000/DSLR Film Noob
Devido a isso as fabricantes começaram a buscar alternativas para driblar esse desinteresse momentâneo do consumidor pelas compactas já que os mais amadores optaram pelos smartphones e os mais avançados optaram pelas câmeras de lentes intercambiáveis. O que se viu forma novas tendências surgindo como: lentes mais claras, sensores maiores, estagnação da resolução que estava ficando absurdamente alta, conectividade com outros dispositivos móveis e redes sociais, etc. O resultado foi a criação de novas subcategorias de câmeras e um sensível aumento na qualidade de imagem que estava ficando muito aquém do que compactas mais antigas conseguiam fazer.

Tamanhos de sensores/Entre Culturas
E a Panasonic consegue criar uma superzoom com lente relativamente clara em um sensor de 1 polegada, algo impensável há poucos anos atrás. O que parecia um sonho distante para muitos se tornou realidade, mas voltando ao título da matéria: o que esperar da Panasonic FZ1000? Ela simplesmente será uma superzoom com qualidade de imagem jamais vista, finalmente acontece a união de longo alcance e qualidade em uma câmera compacta de lente única. Como bônus ainda terá um macro de 3cm, conectividade via wi-fi e NFC, vídeos em resolução 4k e anel de foco/zoom. É a câmera perfeita? Não, longe disso pois sempre falta alguma coisa, mas eu diria que é a câmera mais versátil e completa que já foi lançada até hoje. E o futuro promete mais.