terça-feira, 15 de julho de 2014

Fotografalando com Judivânia Rodrigues e Patricia Peruzzo

julho 15, 2014 | por Resumo Fotográfico

O Museu da Imagem e do Som (MIS/SC), administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) em Florianópolis, promoverá nesta quarta-feira, 16 de julho, às 19h, o evento Fotografalando. O encontro, cujo objetivo é proporcionar um espaço de encontro para os fotógrafos, artistas e interessados em conversar sobre fotografia, é realizado em parceria com a Duo Arte e Produção e Festival de Fotografia Floripa na Foto. Nesta edição, as convidadas são Judivânia Rodrigues e Patricia Peruzzo, que abordarão as suas pesquisas no mestrado em Artes Visuais no Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A entrada é gratuita.

Sobre as convidadas

Judivânia Rodrigues: Mestre em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), onde investigou a formação e prática de três fotógrafos, artistas e educadores: João Roberto Ripper, idealizador do Projeto Imagens do Povo, desenvolvido no Complexo da Maré na cidade do Rio de Janeiro; Ricardo Peixoto, idealizador da produtora cultural Ensaio Brasil Produções Ltda., com atuação na cidade de João Pessoa na Paraíba; e Miguel Chikaoka, idealizador da Associação Fotoativa. Judivânia também é bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com especialização em Fotografia como Instrumento de Pesquisa nas Ciências Sociais pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Atua na educação não-formal desde 2003, tendo como foco a elaboração e execução de projetos sociais desenvolvidos a partir da linguagem fotográfica. Atualmente trabalha na comunidade do Mont Serrat, no Maciço do Morro da Cruz, em Floriánópolis, junto ao Centro Educacional Marista Lúcia Mayvorne.

Patrícia Peruzzo: Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGAV/Ceart/Udesc) na linha Ensino das Artes Visuais. O tema de sua dissertação de mestrado versa sobre a fotografia catarinense, intitulada “O revelar de um acervo: cinqüenta anos de produção fotográfica de Arthur Adriano Peruzzo”. Licenciada em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas (FAAP/São Paulo), realizou diversas mediações em diferentes exposições artísticas em museus e em espaços culturais em São Paulo, como na Fundação Memorial da América Latina, na Bienal de São Paulo, no MAC-USP e no MAB-FAAP. Desenvolveu projetos de arte-educação, aplicados em diferentes comunidades, em parceria com a Fundação Cultural Franklin Cascaes em Florianópolis. Atualmente é arte-educadora no Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC).

SERVIÇO:

Fotografalando, com Judivânia Rodrigues e Patricia Peruzzo
Data: 16 de julho de 2014, às 19h.
Local: Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC), localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC) - Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600, Agronômica, Florianópolis (SC).
Informações: (48) 3664-2650 / 3664-2651 / 3664-2652
Participação gratuita.