quinta-feira, 24 de julho de 2014

Obscura: algumas câmeras e suas imagens

julho 24, 2014 | por Resumo Fotográfico

Dirceu Mauesa
A Galeria do Ateliê inaugura no dia 1º de agosto, no Rio de Janeiro, a exposição coletiva Obscura: algumas câmeras e suas imagens, que apresenta 12 trabalhos de artistas visuais acompanhados das 7 câmeras pinhole que os originaram, além de uma cabaça transformada em equipamento de visualização.

Com curadoria de Ana Angélica Costa, a exposição pretende mostrar o uso de câmeras artesanais e a conjugação destas com equipamentos tecnológicos para obtenção de uma foto única. Além da estética diferenciada, o modo de fazer a fotografia também não é igual ao das câmeras digitais e smartphones aos quais estamos acostumados atualmente.

A pluralidade de resultados obtidos com tais câmeras está presente em imagens coloridas e outras em preto e branco. São paisagens capturadas com longa exposição por Ângela Rolim, Luiz Alberto Guimarães e Monica Mansur, cenas do cotidiano montadas lado a lado, por Dirce Maués, e retratos de Maria di Andrea Hagge, Paula Trope, e Miguel Chikaoka – este último registrou pessoas utilizando as câmeras de visualização criadas a partir de cabaças. Maués, Chikaoka, Tatiana Altberg e coletivo Mão na Lata também apresentam vídeos.

O princípio da câmera obscura é o fenômeno ótico responsável pela formação da imagem no interior de qualquer dispositivo produtor de imagens, seja uma câmera analógica, digital ou mesmo um smartphone. Qualquer lugar ou recipiente totalmente escuro no qual a luz atinja o interior por um pequeno orifício é capaz de formar uma imagem, de cabeça para baixo e invertida.

SERVIÇO

Exposição "Obscura: algumas câmeras e suas imagens"
Abertura: dia 1º de agosto, às 19h – entrada franca
Visitação: até 27 de setembro de 2014
Horários: Segunda a sexta de 10h às 21h e sábado de 10h às 17h
Local: Ateliê da Imagem Espaço Cultural - Avenida Pasteur, 453, Urca
Informações: (21) 2541 3314