segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Exposição coletiva “Outros entre Outros” na Fauna Galeria

agosto 04, 2014 | por Resumo Fotográfico

"Nada Além" de Ana Niski Zveibil

A paisagem, seja ela real ou imaginária, intimista ou até mesmo coletiva, e a relação que nós temos com esse universo de infinitas possibilidades são temas recorrentes no trabalho de sete artistas, que se reuniram para apresentar suas obras na Fauna Galeria. A Exposição Outros Entre Outros, que acontece de 07 de agosto a 06 de setembro, reúne aproximadamente 20 trabalhos de Ana Zveibil, Christina Meirelles, Denise Gadelha, Graziela Pinto, Helen Faganello, Leka Mendes e Felippe Segall, que, em comum, entendem a fotografia como suporte, linguagem e expressão da arte contemporânea. As obras expostas, organizadas por Caru M Prado, sócia da Fauna Galeria, e Graziela Pinto, dialogam com outras mídias artísticas diversas, como a pintura, a escultura, o desenho e o cinema.

Outro tema bastante presente, cuja recorrência não é tão facilmente reconhecível, perpassa o amplo tema da “coleção”. “O diferencial desses artistas é que todos eles possuem um olhar diferenciado em relação às múltiplas formas de lidar com a fotografia. A interação entre imagem e outras manifestações artísticas, baseada em um extenso trabalho de pesquisa, estão presentes em cada trabalha exposto”, afirma Caru M Prado.

O trabalho Nada Além, de Ana Zveibil, apresenta uma coleção de fotografias retratando paisagens tomadas em vários países, cruzando continentes em diversas condições temporais. A comparação gerada pelo contraste plural entre as imagens, ao mesmo tempo similares e díspares, fornece um panorama que poderia estender-se infinitamente. No caso dos trabalhos de Christina Meirelles, a ideia de coleção estaria menos associada ao assunto formulado em cada obra em si, do que atribuída ao conjunto total de sua pesquisa estética. A extensão do seu repertório consolida uma coletânea de abstrações derivadas de fotografia manipuladas digitalmente. A estratégia atinge a síntese máxima do elemento básico que simboliza essencialmente uma paisagem: a linha do horizonte.

Já o trabalho Estatigrafia, de Leka Mendes, concatena registros de um território em particular, a Islândia. O terreno é o foco do ensaio fotográfico, que reúne imagens-amostras dispostas em uma pilha vertical, análoga ao modelo estratigráfico empregado para ilustrar a composição das camadas do solo. Denise Gadelha, por outro lado, distribui fotografias diretamente sobre a parede em um mosaico irregular, criando formas complexas que aludem aos altos e baixos do relevo da paisagem ali representada. A recomposição do cenário agrupa os fragmentos misturando imagens fotográficas capturadas em momentos distintos e simulações produzidas virtualmente no aplicativo Google Earth 3D.

Felippe Segall extrai imagens do mundo que parecem pertencer ao universo dos arquétipos partilhados inconscientemente. Sua atitude ambígua transita entre a apropriação e a mimese, habitando uma zona nebulosa em que framesde filmes convivem com cenas da vida real feito estereótipos. Na sua instalação, Graziela Pinto se utiliza de elementos da natureza, assim como de objetos de forma esférica, objetos apropriados e outros construídos por ela, elementos esses que serão organizados experimentalmente em suspensão no espaço através de tecidos ou fios. Em outro trabalho, ela apresenta registros fotográficos de intervenções com elementos esféricos estranhos à realidade da paisagem.

Helen Faganello convida o espectador a penetrar nos espaços existentes no seu “gabinete” repleto de espécies vegetais e alguns objetos; uma sensação de tridimensionalidade perpassa pelo trabalho criando um movimento constante na percepção visual. Uma planta de dimensões agigantadas se mistura à parede , se fixa a ela, sua semelhança com outras presentes no gabinete potencializa o pensamento que permeia os dois trabalhos apresentados.

A Exposição Outros entre Outros é gratuita e pode ser vista de terça a sexta, das 14h às 19h, e sábados, das 11h às 17h.

SERVIÇO

Exposição "Outros entre Outros"
Período: 07 de agosto a 06 de setembro
Horário: terça a sexta, das 14h às 19h, e sábados, das 11h às 17h
Local: Fauna Galeria – Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 470, Jardim América
Informações: Tel. (11) 3668.6572 – www.faunagaleria.com.br