sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Top 5: Câmeras compactas mais populares no Flickr

agosto 01, 2014 | por Resumo Fotográfico

Para fotógrafos amadores ou profissionais, ter uma câmera compacta sempre veio a calhar. Com operação simples e - o mais importante - tamanho reduzido que permite levar para qualquer lugar dentro do bolso, são sem dúvida um bom investimento para quem gosta de fotografar a todo momento.

Apesar da maioria das fotos hoje em dia serem feitas com dispositivos de telefone móvel, as câmeras compactas ainda têm o seu lugar, oferecendo melhor qualidade ótica e resolução de imagem, além de novos recursos que vêm competido até com câmeras mais avançadas.

Baseados nos gráficos do Flickr, apresentamos uma lista de 5 câmeras compactas mais populares atualmente, levando em conta o número de membros do site que fizeram upload de ao menos uma foto ou vídeo com uma câmera específica em um único dia.


5. Canon PowerShot G12

13.266 uploads de 242 usuários em um único dia*

Lançada no final de 2010, há algum tempo a G12 figura entre as mais populares compactas da comunidade do Flickr. Seus recursos avançados e a possibilidade de fotografar em RAW são grandes atrativos para os entusiastas. Sua popularidade, no entanto, anda em queda. Se há pouco tempo ela estava entre as duas mais populares, agora, com novos modelos da série (que já está na G16) no mercado, ela está em queda livre em número de publicações/usuários por dia.


4. Sony NEX-6 

6.953 uploads de 264 usuários em um único dia*

A câmera mirrorles da Sony chegou ao mercado no final de 2012 e vem travando uma batalha feroz pelo terceiro lugar entre as mais populares no Flickr.


3. Fujifilm X-E1

4.363 uploads de 289 usuários em um único dia*

A mirrorles da Fuji, também lançada no segundo semestre de 2012, antes ocupava a quarta posição entre as mais populares, mas superou recentemente a rival NEX-6.


2. Fujifilm X100S

7.034 uploads de 356 usuários em um único dia*

Lançada em 2013, a X100S encantou muitos entusiastas com o seu visual retrô e, apesar de sua limitação ótica (ela possui distância focal fixa), alcançou o segundo lugar entres as compactas mais populares. Uma de suas grandes vantagens é o modo de operação manual.



1. Sony DSC-RX100 

16.419 uploads de 393 usuários em um único dia*

Lançada em 2012, com o maior sensor já inserido em uma câmera de bolso e lente Carl Zeiss com abertura máxima de f/1.8, fica fácil explicar porque a RX100 vem liderando o ranking do Flickr há tanto tempo. Já são mais de 10 milhões de imagens carregadas no site.


*Os dados utilizados referem-se ao número de uploads por usuários no dia 31 de julho de 2014.
Publicado em: