terça-feira, 2 de setembro de 2014

Os altos e baixos da 22ª Photoimage Brasil

setembro 02, 2014 | por Unknown

Na última semana aconteceu em São Paulo/SP a maior feira de fotografia da América Latina, a PhotoImage Brasil, que chegou a sua 22ª edição. A feira é uma grande oportunidade para que profissionais da área fotográfica conheçam os lançamentos do mercado e uma oportunidade de negócios para fabricantes e distribuidores, além de networking entre profissionais e marcas. São mais de 500 marcas e 220 expositores.


O Resumo Fotográfico esteve presente durante a feira e acompanhou de perto os três dias do evento. Em relação a edição anterior, a feira teve uma aparente redução de espaço físico (já que ano passado foram usados dois pavilhões, neste ano apenas um), o que pode ter causado a ausência de grandes marcas como Nikon, Sony, Panasonic e Samsung, gerando uma surpresa negativa para alguns profissionais. Por outro lado, marcas como Canon, Fuji, Kodak e Polaroid marcaram presença e foram os destaques dessa edição.

A Canon aproveitou para montar o seu grande estande logo na entrada da feira, e além de trazer sua linha de câmeras e lentes, levou também o Canon College, que realizou cursos durante a feira, e apresentou o seu novo serviço de publicação de fotos, o Canon Image Gateway (www.canon.com/cig).

A Polaroid trouxe duas novidades para a feira, a primeira foi câmera Polaroid Socialmatic, que é uma mistura de fotografia analógica e digital, já que imprimi fotos instantaneamente (recurso que consagrou a Polaroid) e também permite a postagem automática de imagens nas principais redes sociais como Facebook e Instagram, via wi-fi. A outra foi o lançamento da Polaroid Cube, que promete concorrer diretamente com a GoPro, já que mede apenas 3,5cm², possui weather sealing, lente fisheye de 124º e grava vídeos em HD.

Polaroid Cube

Estúdio Brasil

Junto com a Photoimage Brasil, também aconteceu o 6º Congresso Brasileiro de Fotografia de Estúdio, ou Estúdio Brasil 2014, que levou experts de algumas áreas da fotografia para compartilharem seus conhecimentos, como: Clício Barros, que falou sobre pós-produção e fluxo digital; Michel Teo Sin, fotografia gastronômica e seu mercado; Diogo Pedro, falando sobre fotografia de moda; e os americanos Christa Meola, com fotografia Boudoir e Kevin Kubota, que deu algumas dicas de iluminação criativa.

Estúdio Brasil

A próxima edição da Photoimage Brasil está prevista para acontecer entre os dias 25 a 27 de agosto de 2015.