quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Cartiê Bressão: fotografia e poesia

novembro 19, 2014 | por Resumo Fotográfico


Tudo começou com uma grande brincadeira no carnaval de 2012, quando o carioca Pedro Garcia tinha acabado de voltar para o Brasil. Vestido de Pierrot e munido com uma câmera qualquer, o rapaz fotografou a torto e a direito tudo que estivesse na mira. O resultado observado depois era de fotos engraçadas, mas que lembravam muito as imagens de Cartier Bresson, fotógrafo francês conhecido como o pai do fotojornalismo. E então, o nome Cartiê Bressão surgiu.

O que era apenas diversão, explodiu na internet, virou Tumblr e em seguida, página no Facebook, com mais de 30 mil curtidas. Pedro continuou fotografando cenas do cotidiano cheias de poesia e publicando nas redes sociais, chamando atenção não só pelas fotos de situações que ninguém repara, mas também por acrescentar legendas em francês com a ajuda do Google Tradutor. Assim, o fotógrafo segue com a paródia das obras do francês.

Com tanto sucesso, fotos bacanas e muito estilo, Cartiê Bressão começou a vender as fotos no site, até conseguir lançar o livro de foto-poesia nos mesmo padrões que usa para as redes sociais. O mais interessante, é que o livro foi financiado por um crowdfunding e agora está à venda no mesmo site. Pedro não pretende viver disso, mas esse é um projeto que vale a pena investir e manter sem dúvida nenhuma.

E falando em investimento, no final do mês acontece a inauguração da exposição de fotos Cartiê Bressão. Das 19h às 22h, na Galeria Tempo no Rio de Janeiro. Se você curte o trabalho do fotografo ou imagens cheias de sensibilidade do dia-a-dia, não perca essa oportunidade!

Conheça mais sobre o autor das fotos com essa entrevista no Programa do Jô:



Aproveite para seguir no Tumblr, Instagram e curtir a página do Facebook se você gostou.

Fonte: HipPrint