segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Salão Arte Pará apresenta obras de Verger e Guy Veloso

novembro 24, 2014 | por Resumo Fotográfico


O Salão Arte Pará em sua 33ª edição traz como artistas convidados Pierre Fatumbi Verger e Guy Veloso. Por ideia do curador-geral Paulo Herkenhoff, um diálogo entre estes dois fotógrafos é pela primeira vez engendrado em um tema comum entre eles: rituais afro-brasileiros.

A exposição ficará aberta ao público no Museu Casa das 11 Janelas, Belém-PA, até 09 de dezembro (gratuito). Interessante é que uma distância de 70 anos separa os registros feitos em Belém-PA: Verger documentou os rituais nos anos 40 do século passado, já Veloso nos traz fotos recentes, de 2013 e 2014.

Segundo o curador-geral Paulo Herkenhoff, “a tarefa dos que querem um mundo mais democrático, é não só trazer essas religiões afrodescendentes à visibilidade, mas compreender que elas não estão no campo do folclore nem da supertição, mas no campo dos valores, os mesmos que ligam as pessoas”.

Sim, “Entre dois Mundos” é uma mostra política, pois toca no assunto da intolerância religiosa, levando ao público detalhes pouco expostos do Candomblé e da Umbanda, na clara intenção que quebrar o estigma que há entre os que desconhecem os nuances destas religiões. “Afinal, na medida em que se conhece algo, perde o preconceito, acredito”, opina Guy Veloso.

Verger (1901-1996), nascido na França, viveu grande parte de sua vida em Salvador-Bahia. Desenvolveu um dos mais conceituados acervos imagéticos sobre o país, em especial da cultura afro-brasileira – na qual era adepto. Foi também antropólogo, etnólogo e escritor. Já Veloso (1969), vive e trabalha em Belém-PA, expôs na 29ª Bienal de São Paulo (a chamada Bienal da Retomada) e tem como ênfase a religiosidade brasileira.

SERVIÇO:

Entre dois mundos: Pierre Fatumbi Verger e Guy Veloso
Data: até 09 de dezembro de 2014.
Horário: de terça a sexta, das 10h às 18h. Sábado, domingo e feriados, das 10h às 14h.
Local: Museu Casa das 11 Janelas - Rua Siqueira Mendes, s/n, Centro Histórico, Belém-PA