quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Anuário 2014

dezembro 31, 2014 | por Cid Costa Neto

Assim como aconteceu no ano passado, resolvemos reunir em uma única publicação, os fatos mais marcantes para nossa trajetória e para a fotografia como um todo. Por isso, os últimos dias foram dedicados a organizar um Anuário com alguns dos principais destaques deste ano.

Neste ano de 2014, completamos quatro anos no ar e seguimos formando novas parcerias e consolidando ainda mais as antigas. Apoiamos e participamos de grandes eventos, importantes no circuito da fotografia profissional, como as principais feiras do segmento, Fotografar e PhotoImage, os congressos Encontro do Fotógrafo Profissional, Semana da Fotografia, Wedding Brasil, PhotoShow, Estúdio Brasil, Estúdio Evolution, além de festivais como o tradicional Paraty em Foco, Fotógrafos em Ouro Preto e FotoRio.

Lançamos ainda uma versão do site em espanhol e demos início a uma série de passeios fotográficos, com objetivo de tirar muitas fotos, exercitar a criatividade e conhecer pessoas novas. Esse ano acompanhamos a crescente ampliação de um novo segmento na didática fotográfica com o surgimento de diversos congressos online e fomos novamente testemunhas da violência que os fotógrafos profissionais vêm sofrendo. Foram estúdios invadidos, equipamentos furtados e danificados, repressões policiais, agressões físicas e verbais.

No ano de 2014 tivemos o lançamentos de diversos fotolivros. Muitos deles independentes, como "Centro", de Felipe Russo, que encabeçou a nossa lista de livros e figurou entre os melhores do ano em seleção realizada pelos editores de fotografia da revista Time.

Foram mais de 500 publicações no site só neste ano e por isso, um grande desafio separar todo esse material. Para esta edição, ao contrário da anterior, que teve como prioridade o fotojornalismo, decidimos destacar os ensaios editoriais e autorais. Espero que aproveitem mais esse anuário. Boa leitura.

Leia o Anuário Resumo Fotográfico online: http://bit.ly/anuario_2014