segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Fotos de Bob Wolfenson ilustram livro sobre urbanismo

dezembro 15, 2014 | por Resumo Fotográfico


Na última semana, a Editora Unesp em parceria com as Edições Sesc São Paulo realizou o lançamento do livro "Pioneiros da Habitação Social no Brasil", de Nabil Bonduki e Ana Paula Koury.

Organizado em três volumes e fruto de uma extensa pesquisa, desenvolvida ao longo de 17 anos na Universidade de São Paulo, o livro trata da produção de habitação social realizada durante o período de 1930 e 1964 em todo o país. Textos descritivos e analíticos desenvolvidos a partir de levantamentos arquitetônicos, urbanísticos, bibliográficos, documentais e fotográficos, bem como um conjunto de documentos inéditos, até então disperso e abandonado,contam a história, fazem o inventário dos mais relevantes projetos habitacionais sociais realizados e/ou idealizados no Brasil.

Os volumes se dividem respectivamente entre os temas: "Cem anos de política pública no Brasil", "Inventário da produção pública no Brasil entre 1930 e 1964" e "Onze propostas de morar para o Brasil moderno". Neste último volume, os autores atuam como organizadores e reúnem análises de uma equipe de pesquisadores coordenados por Bonduki. O livro conta ainda com um ensaio fotográfico de Bob Wolfenson, realizado especialmente para a coletânea.


  

Publicado em: