segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Galeria compra mais de 17 mil negativos de Vivian Maier

dezembro 22, 2014 | por Resumo Fotográfico


Em meio a uma complicada batalha legal sobre os direitos autorais da obra de Vivian Maier, uma galeria em Toronto adquiriu toda a coleção de negativos que era de propriedade de Jeffrey Goldstein.

Vivian Maier foi uma fotógrafa de rua, antes desconhecida, que se tornou famosa após grandes coleções de seu trabalho serem leiloadas em 2007 e compradas por três colecionadores de fotografias diferentes. Eventualmente dois colecionadores renomados, John Maloof e Jeffrey Goldstein chegaram a possuir praticamente todo o trabalho de Maier.

Depois de localizarem o herdeiro de Maier e pagarem por seus direitos autorais, os dois começaram a promover e vender o trabalho. As coisas estavam indo muito bem até recentemente, quando um advogado e fotógrafo chamado David C. Deal começou a desafiar judicialmente os então proprietários, alegando que ele tinha localizado um herdeiro mais próximo que era o legítimo proprietário dos direitos autorais.

Com a legalidade das coisas ficando cada vez mais complicada, Goldstein decidiu vender seus negativos para a Stephen Bulger Gallery. O acordo aconteceu no dia 17 de dezembro de 2014 e a venda envolveu cerca de 17.500 negativos fotográficos que representam cerca de 15% de toda a coleção Maier conhecida.

Fonte: PetaPixel