terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Sony A7 II

dezembro 09, 2014 | por Rodrigo Jordy

Após muito tempo volto a escrever para o Resumo Fotográfico e gostaria que os leitores conhecessem melhor uma câmera espantosa que já fez enorme sucesso no exterior em sua primeira versão, a Sony A7 II. O mercado fotográfico nacional enfrenta há alguns anos um círculo vicioso que nos impede de conhecer excelentes câmeras (algumas acima da média, como esta) pois o grande público só conhece as câmeras DSLR ou reflex (sobretudo Canon e Nikon) e o mercado, temendo algum prejuízo devido a este desconhecimento, não tem grande interesse em trazer estas câmeras para cá. Vamos conhecer agora um pouco do que estamos perdendo.


A Sony A7 II é equipada com sensor CMOS com resolução efetiva de 24.3 megapixels full-frame (com 24.7 megapixels de resolução total); possui 117 pontos de autofoco por detecção de fase (25 pontos por detecção de contraste); sensibilidade ISO 100-25600 (expansível até 50 e 51200); produz arquivos RAW de 14 bits e JPEG nas proporções 3:2 e 16:9; o tempo de exposição varia entre 1/8000 e 30 segundos, incluindo modo bulb e sincronia de flash a 1/250; modo contínuo de até 5fps limitado a 50 imagens na máxima resolução ou 25 RAW; faz vídeos Full HD em taxa de 60fps (os formatos podem ser MP4, AVCHD e XAVC S) e som estéreo; possui monitor LCD inclinável de 3 polegadas e viewfinder OLED; possui wi-fi e NFC; e é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 350 fotos por carga.
Reparem que é uma câmera full frame com 117 pontos de foco, monitor OLED (em comparação com o LCD possui tela mais fina, consome menos energia e possui mais contraste mostrando o "preto real" em vez de apenas tons acinzentados), dotada de conectividades wi-fi e NFC nativas, um bom modo contínuo e uma sensibilidade ISO que não fica muito atrásdas melhores DSLR atualmente. Talvez seu ponto fraco seja a duração da carga da bateria, mas diante de tantas vantagens me parece pouco para querer preterir esta câmera. Mas, infelizmente, as lentes e acessórios deste sistema são encontrados com muita dificuldade aqui no Brasil e talvez esta ótima câmera nem chegue ao Brasil.


Para completar, a Sony A7 II é a primeira câmera full-frame em todos os tempos a contar com um sistema de estabilização de 5 eixos. Aceita todas as objetivas da baioneta E (inclusive as dedicadas a câmeras com sensor APS-C, se você não se importar com a vinheta) e também as objetivas da baioneta A, dos sistemas DSLR e SLT da Sony, com o adaptador próprio para isso. Seu preço no exterior é estimado em 1700 dólares para o corpo e 2000 dólares para o kit contendo a objetiva 28-70mm f/3.5-5.6.