quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

6 dicas para fotografar o making of de um casamento

janeiro 21, 2015 | por Resumo Fotográfico

O fotógrafo Eric Maccarini dá dicas para você não deixar momentos únicos da preparação para o evento passarem despercebidos. 
Você realmente se dedica a fotografar o making of dos noivos? Cada item que compõe a preparação dos noivos foi pensado e repensado inúmeras vezes, e é a obrigação do fotógrafo registrar tudo que for especial para o casal. O fotógrafo Eric Maccarini percebeu que o making of é muitas vezes deixado de lado pelos fotógrafos e afirma que é comum vê-los desinteressados, correndo para fotografarem cinco ou dez minutos e justificando que não é necessário muito mais já que a noiva escolhe 4 ou 5 fotos para o álbum.

Mas são esses momentos que costumam passar despercebidos pelos seus concorrentes que Eric foca e dedica todo carinho para registrar. E deixa suas dicas para incentivarem os profissionais a se dedicarem ainda mais também. Confira abaixo:

1) Pode parecer clichê, mas acima de tudo, ame o que você faz. O essencial de tudo é gostar realmente do que se faz e não fazer somente pelo dinheiro. Sabemos que sem ele não pagamos nossas contas, certo? Mas se também não gostar do que se faz, não terá um resultado agradável para si e nem para o cliente.

2) Faça apenas um casamento por data. Se possível por semana, para que seu cliente tenha uma exclusividade, e também para que você não esteja cansado e sem inspiração para o casamento.

3) Faça o making of do noivo com bastante antecedência. Ligue para o casal na semana do casamento e agende o making of do noivo com muita antecedência. Ex: Se o casamento for pelas 17h30, marque com o noivo o making of às 13h30 ou na parte da manhã. Ele fará uma simulação, colocará toda a roupa e você sem pressa poderá conduzi-lo para onde quiser, e com isso poderá criar lindas fotos. Lembre – se que o noivo também está casando, ele não é apenas um coadjuvante como muitos falam. Como agendo ele bem antes do casamento, para diversificar eu vejo o que ele gosta de fazer (jogar vídeo game, tomar cerveja com os amigos), essas coisas, e tento ver com ele a possibilidade de reunirmos isso em seu ensaio, não deixando passar despercebidos os sapatos, gravata, terno e perfume.


4) Assim que chegar, peça a noiva os itens importantes que devem aparecer nas fotos. No making da noiva, como você já fez o do noivo, estará mais tranquilo e poderá fazê-lo com mais carinho e tranqüilidade. Lembre-se sempre de pedir a noiva os itens mais importantes para ela, aqueles que ela irá usar no dia do casamento, tais como: perfume, sapato, vestido, brincos, anéis e o que mais for importante para ela naquele dia. Sempre, mas sempre mesmo, fotografe o vestido e os sapatos da noiva. Ela os escolhe com muito esmero. Não gosto de perder quando estão passando o batom, muitas adoram os perfumes, então sempre que chego no making of, já peço o perfume e outros itens.

5) Seja agradável com todos, desde a noiva até a equipe de maquiagem. Converse com a noiva. Ela estará nervosa e uma conversinha poderá ajudá-la, mas não faça piadas de mal gosto. Tente ter uma relação legal com o pessoal da sala que estará maquiando e preparando a noiva, para que, se você precisar mudá-la de lugar ou apagar a luz, eles não achem ruim.

6) Faça o making of como se fosse o mais importante, independente do valor que você cobra. Faça todos seus trabalhos como se fossem o mais importante de sua vida, por que para o casal ele é o mais importante. Já vi muitos falarem: “mas esse é simples, então não preciso caprichar” ou “esse eu cobrei baratinho” e por aí vai. O valor que você cobra não pode nunca prejudicar o dia do casal, se acha que esta cobrando barato aumente seu preço, se acha caro diminua. O valor é seu e somente você pode se julgar quanto a isto.

Para abordar mais a fundo este tema, Eric Maccarini irá palestrar no Wedding Brasil 2015 e trazer os detalhes e momentos que não podem passar despercebidos. Veja mais informações.