domingo, 11 de janeiro de 2015

Fotolivro: Banco de Tempo

janeiro 11, 2015 | por Resumo Fotográfico

Publicação apresenta um inventário de cerca de 500 bancos e as relações das pessoas com o tempo. 
Presidente Nilo Peçanha e seus cães em um banco do parque do Museu da República do Rio de Janeiro
As artistas-visuais Patricia Gouvêa e Isabel Lofgren lançam o livro Banco de Tempo no dia 17 de janeiro, às 15h, no Auditório do Museu da República, bate-papo das artistas com os convidados Isabel Portella, Antonio Fatorelli e o público. Composto de mais de 500 fotos e textos, o livro traz o resultado a partir do projeto Série Duplas, da Galeria do Lago, espaço de arte contemporânea do Museu da República e em diversos lugares no exterior.

Como tudo começou:

No início de 2011, as artistas-visuais Patrícia Gouvêa e Isabel Löfgren foram convidadas a realizar um projeto para a série Duplas, da Galeria do Lago, no Museu da República do Rio de Janeiro, que teve como curadora Isabel Sanson Portella.

Para dar conta desse desafio, iniciaram uma vivência de um ano no local, remexendo os arquivos históricos e os do museu. Procuravam informações sobre a história do jardim, projetado no século XIX pelo ilustre paisagista francês Auguste François Marie Glaziou, quando uma foto de arquivo do presidente Nilo Peçanha chamou a atenção das duas: o sizudo chefe da nação estava confortavelmente recostado em um dos bancos do amplo jardim da sua residência oficial, em um momento de total descontração, cercado pelos seus cães, em um dia morno, tropical, usufruindo da calma e da beleza do lugar.

Esta descoberta inspirou Patrícia e Isabel que partiram para o parque do museu, querendo saber das pessoas que também descansavam, meditavam, passeavam e até mesmo namoravam nos bancos do mesmo jardim, só que agora, um século depois. Em quê pensavam essas pessoas e o que sentiam passando às vezes horas por ali. Durante meses, as artistas abordaram as pessoas para saber, perguntando: “Se você tivesse mais horas em um dia, o que faria com elas?” As respostas aplicadas em cada banco revelaram reflexões sobre o uso do tempo, ora profundas, ora divertidas, como por exemplo: “Bater um papo com o Divino!”, “Meditar”, “Fazer nada com elegância” e muitas outras.

As duas tomaram gosto e, mesmo depois de lançarem uma exposição em 2012 com o material recolhido, continuaram a fotografar ao redor do mundo, construindo em quase dois anos um inventário de bancos, que chega agora em formato de livro, com nome homônimo: Banco de Tempo, com cerca de 500 bancos “pescados” pelo mundo afora.

SERVIÇO

Lançamento do livro Banco de Tempo e bate papo com as artistas
Data: Dia 17 de janeiro, às 15h.
Local: Auditório do Museu da República - Rua do Catete, 153, Rio de Janeiro.
Informações: 3826 7984 ou www.museudarepublica.org.br.
Entrada franca.
Publicado em: