quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Fotos Históricas: Levantando a bandeira em Iwo Jima

fevereiro 26, 2015 | por Cid Costa Neto

Há 70 anos, no dia 23 de fevereiro de 1945, o fotógrafo Joe Rosenthal registrava uma das imagens mais conhecidas do século XX


Durante o conflito entre Estados Unidos e Japão, na Segunda Guerra Mundial, o fotógrafo Joe Rosenthal acompanhava as tropas americanas durante a invasão à Iwo Jima. Logo após a vitória americana, ele fotografou um grupo de soldados levantando a bandeira americana no topo da ilha. Este fato, porém, é cheio de controvérsias. Acreditava-se que a cena registrada seria o momento ocorrido logo após a vitória. O fotógrafo, no entanto, só chegou ao local quando os soldados se preparavam para hastear uma segunda bandeira. Rosenthal chegou a ser acusado de ter montado a cena para a imagem.

A primeira bandeira foi hasteada pela manha e foi fotografada por Lou Lowery para a revista Leatherneck. Rosenthal e outro fotógrafo da marinha subiam a montanha junto a um cinegrafista, quando Lowery passou por eles e avisou que a bandeira já estava no topo. Posteriormente, os soldados receberam ordem para trocar a bandeira por outra maior. Foi esse momento que foi fotografado por Rosenthal e filmado pela equipe da marinha.

A foto, intitulada "Raising the Flag on Iwo Jima", tornou-se uma das imagens mais conhecidas do século XX, sendo utilizada pelo governo em propagandas pedindo apoio público à guerra. Publicada em diversos jornais ao redor do mundo e cartazes americanos, é possivelmente a fotografia mais reproduzida de todos os tempos. Foi a primeira fotografia a ganhar o Prêmio Pulitzer no mesmo ano de sua publicação.

Todas essas questões são mostradas no filme "Flags of Our Fathers" (A Conquista da Honra) de 2006, dirigido por Clint Eastwood e escrito por William Broyles Jr. e Paul Haggis, baseado no livro de mesmo nome, escrito por James Bradley e Ron Powers.