quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

PhotoWeek em Uberlândia: aprendendo e reciclando

fevereiro 04, 2015 | por Matheus Mourão

Um evento que atende tanto a quem está há muito tempo no mercado, quanto quem está inciando no universo fotográfico. Assim posso resumir em uma frase como foi a 3ª edição da Photo Week realizada do dia 26 a 30 de janeiro no CDL em Uberlândia. 

Laura Alzueta mostrando as técnicas de Newborn no auditório da CDL em Uberlândia

O congresso teve em seu primeiro dia os palestrantes Wender Prado (Photo & Mídia) e Breno Koscky (Mercado E-commerce) explicando sobre a importância de se fazer um bom marketing segmentado no ramo fotográfico, teve uma boa repercussão entre o público.

Segundo dia

O segundo dia foi repleto de boas surpresas, com as presenças dos profissionais voltados para a área de casamentos, Anderson Miranda (Curitiba/PR) e Márcio Sheeny (Niterói/RJ), apresentando um rico portfólio ao público e mostrando que é possível chegar a um nível profissional e reconhecido no mundo com persistência, dedicação e estudo da fotografia, com conselhos que agregaram a todos os presentes.

Anderson, que participa da WPJA (Federação Internacional de Fotógrafos de Casamento) e que também é criador do aplicativo Photo Manager, nos passou os 4 principios da fotografia de casamento, que são a Atração, o Encantamento, a Experiência e o Retorno. Em cada um deles, ele ressaltou a importância de se tentar entregar o melhor que você pode para o seu cliente, estabelecendo metas de onde se quer chegar, e inspirando-se em trabalhos de fotógrafos que são referências nacionais e internacionais.

Já a palestra do Márcio Sheeny foi feita com uma carga maior de motivação, enfatizando que nunca é tarde demais para aprender. Márcio, que começou a fotografar com 40 anos, é reconhecido hoje como um dos melhores fotógrafos de casamento do país, mesmo iniciando a carreira tardiamente. O profissional mostrou a necessidade de se criar um estilo para se sobressair no mercado, sendo o “Fashion Wedding” (elementos da fotografia de moda no ramo dos casamentos) a sua marca registrada. Sheeny também falou sobre os LEDS como iluminação alternativa aos flashes que ele utiliza nos pré-weddings e cerimônias, e sobre os seus workshops ao redor do mundo em cidades como Amsterdã, Paris e Dubai, principalemente no ensino de como fazer um bom “Trash the dress” com as noivas.

Terceiro dia

No terceiro dia de evento, o foco foi feito mais para a montagem de um estúdio, analisando duas áreas diferentes, o Newborn com Laura Alzueta (São Paulo/SP) e a fotografia de moda, produto e publicidade com Newton Medeiros (Guarulhos/SP). 

Laura nos deu um panorama muito interessante sobre o universo dos bebês recém-nascidos, e toda a infra-estrutura que é necessária para tirar fotos desses pequenos seres humanos, desde mantê-los bem aquecidos e alimentados até o posicionamento das mãos e dos pés para a realização de uma foto apaixonante. A sessão de Laura teve uma abordagem prática, com a fotógrafa ensinando toda a sua técnica aos participantes do Congresso, e demonstrando o quanto todo cuidado ainda é pouco com os pequenos modelos. Ela ainda passou o método pelo qual calcula suas horas de trabalho e como faz para colocar o preço para os seus clientes baseado em sua logística de trabalho.

Palestra de Newton Medeiros sobre o estúdio na prática
A palestra de Newton Medeiros foi, em minha opinião, a melhor de todo o evento. O fotógrafo, que tem um currículo vasto de experiências, principalmente na área de fotografia publicitária, deu uma verdadeira aula sobre poses de modelos, equipamentos de estúdio, iluminação e composição de cenários para ensaios aos participantes. Tudo feito com o seu bom humor e interatividade com a plateia, que serviu de modelo para o profissional explicar a sua técnica apurada. Newton também mostrou a importância de um bom direcionamento de modelos para que a foto saia o mais natural possível, deixando claro que são os detalhes que controem fotos muito boas.

Quarto dia

O quarto dia de evento foi marcado pelas palestras falando sobre a diferença que uma iluminação alternativa e criativa faz nas fotos, sejam elas de estúdio ou externas. Para falar sobre o tema, foram chamados os profissionais Erich Gebhardt (Studio Erich de Uberlândia/MG) e Leandro Nunes, de Belo Horizonte.

Erich, que é o único dos palestrantes que disse fotografar em JPG, demonstrou que a produção de uma boa foto não depende da extensão que você tira, e sim da habilidade e criatividade que você tem para fazer a diferença. O discurso do fotógrafo foi baseado mais na prática apresentando ao público os vários tipos de luzes possíveis para uma boa foto, como o RGB, as luzes halógenas, a luz negra, as lâmpadas fluorescentes, dentre outras.

Já Leandro Nunes nos deu uma verdadeira aula sobre flash dedicado, ou seja, mostrou tudo o que é possível de fazer com o equipamento, sem a necessidade da utilização de luzes contínuas ou naturais. O fotógrafo ensinou a calcular o uso da melhor luz pela junção do ISO, diafragma, distância focal e EV de exposição, como corrigir o balanço de brancos sem a necessidade do pós-tratamento de fotos e técnicas de light painting muito interessantes para a evolução do conhecimento fotográfico do público presente.

Feira fotográfica

A Photo Week teve também uma feira do lado de fora do auditório da CDL com a presença de várias empresas com ótimo equipamento como a Nikon e a World View, de impressão como a Hiti, e de produção de álbuns como a Albumaster, a Indimagem e a Álbum & Cia.

Feira fotográfica no salão da CDL, com a presença de várias empresas
Pela qualidade dos palestrantes e pela bela organização do evento, ficou a vontade de participar da próxima edição do evento, a ser realizada novamente em janeiro de 2016 em Uberlândia.