segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Projeto com véus explora relação entre rosto e liberdade

fevereiro 02, 2015 | por Resumo Fotográfico


Estreia nesta terça-feira (3), na Asia House em Londres, a exposição "Rostos da Liberdade", da fotógrafa Alexandra Kremer-Khomassouridze, do Azerbaijão. A série retrata 50 mulheres de países, históricos e profissões diferentes, explorando percepções de identidade em relação ao uso de véus. Cada mulher é retratada com e sem o hijab.

"Quando deixei o Azerbaijão, há 22 anos, o hijab estava em declínio, principalmente entre as mulheres mais jovens. Elas preferiam usar jeans e minissaias como um sinal de que estavam adotando uma nova ideologia de multiculturalismo", diz a artista. "Quando voltei, 22 anos depois, me surpreendi em ver jovens do país optando por usar o véu. Senti como se tivesse descoberto uma nova Baku, cheia de contrastes interessantes onde a liberdade pode parecer diferente para pessoas diferentes."

Durante o projeto, "ninguém saía do estúdio do mesmo jeito que entrava", disse a fotógrafa. "Nossas conversas tiveram um efeito duradouro em cada uma das mulheres, assim como em mim. A complexidade do processo foi incrível. Algumas de minhas modelos choraram e preferiram não usar nenhum véu; algumas disseram o oposto, afirmando que até pensavam em usar em algum momento; outras entraram no estúdio se recusando a tirar o véu", afirmou.

A mostra "Rostos da Liberdade" faz parte do Festival Buta, que celebra as artes e a cultura do Azerbaijão. Veja abaixo algumas das mulheres retratadas:








Fonte: BBC