quarta-feira, 11 de março de 2015

Fotógrafo argentino retrata escritores em quartos de hotéis

março 11, 2015 | por Resumo Fotográfico

Exposição fotográfica será aberta nesta quarta-feira, às 20h, em Piracicaba. José Saramago, Jorge Luis Borges e Mario Vargas Llosa estão nos retratos. 


O Sesc Piracicaba (SP) recebe a exposição fotográfica “Quartos de Escrita – Retratos de escritores em quartos de hotéis”, do argentino Daniel Mordzinski, com curadoria de Afonso Borges. A mostra é uma coletânea de 70 fotos, das quais 44 serão expostas na unidade a partir desta quarta-feira (11), às 20h. A entrada é gratuita.

Em sua trajetória profissional, Mordzinski dedicou-se a fazer um registro poético de momentos de personalidades como José Saramago, Jorge Luis Borges, Gabriel García Marques, Eduardo Galeano, Mario Vargas Llosa, Nadine Gordimer e Umberto Eco. A proposta do fotógrafo foi de retratar lugares nos quais nasceu parte das grandes obras da literatura mundial e, assim, romper as barreiras físicas dos cômodos e da intimidade e aproximar os artistas retratados do público.

Uma de suas fotos retrata Saramago contemplativo em uma janela no fim de tarde, olhando a vista da cidade, que aparece como se estivesse refletida sobre a imagem do escritor. Outro registro mostra Mario Vargas Llosa escrevendo uma carta à luz de velas, em meio aos lençóis da cama.

Nas fotos inusitadas, o público verá Salman Rushdie, um escritor britânico de origem indiana, em uma cena descontraída dentro de uma banheira comendo frutas. Em outra, Herta Müller, escritora romena, no saguão de um hotel, vista por um ângulo como se estivesse sendo carregada por um carrinho que porta malas do hotel. A exposição segue até 26 de abril, de terça a sexta da 13h30 às 21h30 e aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h.

SERVIÇO

“Quartos de Escrita – Retratos de escritores em quartos de hotéis”
Abertura: quarta-feira (11) - 20h
Período: até 26 de abril
Visitação: de terça a sexta das 13h30 às 21h30. Sábados, domingos e feriados das 9h30 às 18h.
Local: Área de Exposições – Rua Ipiranga, 155, Centro
Informações: (19) 3437-9292

G1