quinta-feira, 5 de março de 2015

João Paulo Farkas doa fotos de acervo para distrito baiano

março 05, 2015 | por Resumo Fotográfico

Imagens originais que integram o memorial “Cultura-Viva-Trancoso” feitas pelo fotógrafo ganham mostra durante o 4º festival Música em Trancoso no Teatro L’Occitane. 
“O barco de Francisco abre o tempo no porto de Trancoso” (1989). João Paulo Farkas

O fotógrafo João Paulo Farkas morou em Trancoso por cerca de 20 anos, entre as décadas de 70 e 90. Nesse período, registrou cenas do cotidiano e da paisagem do distrito baiano que somam cerca de 12 mil imagens.

Agora, quase quatro décadas após o primeiro registro fotográfico, Farkas doará o direito de uso irrestrito de 50 fotografias para o distrito baiano durante o 4º festival Música em Trancoso (www.musicaemtrancoso.org.br). A iniciativa do fotógrafo faz parte do projeto Cultura-Viva-Trancoso, cujo objetivo é valorizar o distrito. “Sempre tive o desejo de fazer essa doação e, conversando com o pessoal do festival Música em Trancoso, surgiu a oportunidade de concretizar essa ação”, diz o artista.

Durante os oito dias do evento, que ocorre entre 7 e 14 de março, as 50 fotografias serão projetadas em telão no Teatro L’Occitane-Trancoso. A renda adquirida com a venda dos direitos autorais destas obras será revertida para viabilização do espaço Casa das Memórias de Trancoso, o qual poderá ser originado a partir da revitalização de espaços existentes na região.

Além disso, o Teatro L’Occitane - Trancoso abrigará uma mostra (no anexo Facilities) composta por oito das 50 fotos de Farkas impressas sobre alumínio e 10 delas em impressão normal.

Cultura-Viva-Trancoso

Muito antes de se tornar um destino turístico badalado, Trancoso era - em meados dos anos 1970 - um arraial praticamente esquecido pelas benesses e pelos problemas de um país que se urbanizava rapidamente. Era uma vila de casas de roceiros e pescadores, que viviam numa economia de escambo nos confins de uma estrada precária e intransitável durante boa parte do ano. A partir da observação de como o desenvolvimento se apropriava da região sem o menor cuidado com as tradições locais surgiu a tomada de consciência do valor e da fragilidade daquele microcosmos. Desde então, a vontade de registrar a vida, a paisagem, o povo e seus costumes transformou-se, aos poucos, em um enorme arquivo de belíssimas imagens.

SERVIÇO

4° festival Música em Trancoso 2015
Data: 7 a 14 de março de 2015
Início dos concertos: 18h30
Local: Teatro L’Occitane (Complexo Terravista) – Estrada Municipal, km 19, Trancoso, BA
Ingresso: R$ 100,00 (por noite)
As entradas podem ser reservados com antecedência via Ingresso Rápido.
Mais informações e programação completa*: musicaemtrancoso.org.br
*Sujeita à alteração.