segunda-feira, 23 de março de 2015

Mostra discute relação de moradores com festivais culturais

março 23, 2015 | por Resumo Fotográfico

O sábado amanheceu diferente na rua Sílvio Vasconcelos, em Tiradentes. No lugar onde há anos reina o abandono, estava uma bela exposição fotográfica. Os moradores da região, que há tanto tempo fingem que aquela casa esquecida não existe, resistiram um pouco antes de entrar. Olharam primeiro pelas janelas, reconheceram um vizinho, um amigo, até o marido nas fotos. Entraram. Se emocionaram – e comoveram, assim, os realizadores da exposição.

Idealizada por um grupo de fotógrafos e jornalistas, a exposição, batizada de Envelopa, buscou discutir a relação entre os moradores e os festivais realizados ao longo do ano na cidade mineira de Tiradentes. Os moradores foram entrevistados e fotografados. O material coletado foi transformado em lambe-lambes e cobriu as paredes de um imóvel abandonado em uma rua que fica na fronteira ideológica entre o badalado centro histórico e a pacata cidade interiorana.

Durante o Festival Foto em Pauta, realizado entre os dias 18 e 22 de março, um manifesto sobre o trabalho foi distribuído nas ruas da cidade como forma de incentivar os participantes a conhecerem também esse espaço. A casa acabou se tornando um local onde moradores e turistas finalmente se encontraram. Leia o manifesto.







Texto: Natália Martino
Fotos: Samuel Costa