domingo, 8 de março de 2015

Projeto pretende criar fotografia com exposição de mil anos

março 08, 2015 | por Resumo Fotográfico

No ano passado, com o projeto intitulado "Century Cameras", o artista Jonathon Keats desenvolveu uma série de 100 câmeras pinhole que foram espalhadas por toda Berlim, na Alemanha, com a proposta de criar imagens com exposição de 100 anos. Neste ano, Keats resolveu levar essa ideia adiante. Ele então criou uma câmera que fará o registro da cidade de Temple, nos Estados Unidos, em uma exposição de mil anos e o resultado só será revelado em 3015.

O projeto "Millennium" foi desenvolvido pelo Museu de Arte da Universidade Estadual do Arizona e a câmera foi instalada por lá na última sexta-feira (6), voltada para a cidade, com o objetivo de capturar as mudanças da civilização durante esse longo período.

"As pessoas que verem o retrato finalizado serão impactadas por nossas escolhas - e elas não tem controle nenhum sobre elas. Se elas não vão influenciar nossas decisões, pelo menos podem testemunhá-las." - conta Keats.

A câmera é feita de metal sólido e utiliza tinta a óleo em vez de filme. Existe uma placa de ouro na frente da câmera que possui uma minúscula abertura e, durante mil anos, a luz que passar por lá vai fazer a tinta desbotar em lugares nas quais a luz for mais intensa, criando uma imagem.

De acordo com Keats, se casas forem demolidas com o passar dos anos, elas irão aparecer como 'fantasmas' na imagem.

Fonte: PetaPixel (via Galileu)