domingo, 12 de abril de 2015

Guilherme Licurgo lança o livro Desert Flower

abril 12, 2015 | por Resumo Fotográfico

Publicação reúne registros da companhia de dança de Martha Graham, realizados ao longo de quatro anos


Luste Editores lança Guilherme Licurgo - Desert Flower - Martha Graham, um registro feito pelo fotógrafo brasileiro Guilherme Licurgo, durante o período de quatro anos (2010 – 2014), ao acompanhar a Martha Graham Dance Company em turnês ao redor do mundo. A publicação chega às livrarias em uma caixa composta pelo livro principal Desert Flower, bilíngue, com imagens e textos sobre a coreógrafa e sua Companhia, um segundo livro intitulado Body Seeds, com fotografias (em lâminas) soltas, além de um pôster e um flip book.

Guilherme Licurgo teve o contato inicial com os característicos movimentos angulosos da dança de Martha Graham em 2010, quando conheceu Tadej Brdnik, primeiro bailarino e gerente de projetos especiais da Companhia. Juntos, realizaram alguns ensaios fotográficos em um cenário desértico, com figurinos de obras de Graham – os quais já foram assinados por grandes nomes da moda, como Oscar de la Renta, Halston, Donna Karan e Calvin Klein. O resultado dos primeiros registros surpreendeu a todos pela qualidade das imagens e abriu as portas da Martha Graham Dance Company para o fotógrafo, que se deixou seduzir pelas inúmeras formas de registrar os bailarinos em ação. “Fiquei impactado, descobri uma dança extremamente visual, com infinitas possibilidades para um fotógrafo.”, relembra.

No ano seguinte, Guilherme Licurgo começa a acompanhar o grupo em turnês, interagindo com os bailarinos após assistir às apresentações e descobrir nuances de movimentos. Quando a Companhia passa pela Itália e pela Espanha,Licurgo tem o insight de sair por locais ao ar livre, com uma mala cheia de figurinos e com bailarinos dispostos a posar para suas lentes, capturando detalhes da técnica de Graham e transformando-os com seu olhar. Nascia, assim, a série de fotografias batizada de Desert Flower, um olhar inusitado sobre a obra de Martha Graham, unindo o uso de sua técnica ao desejo de criar imagens novas, livres, que celebrassem sua dança. Em seguida, para mais uma imersão,Guilherme Licurgo viaja a Nova York, de onde segue em outra turnê com a Companhia, passando por outras cidades da Itália e pela Grécia, a fim de incrementar o projeto. Viajando sozinho, mergulhado no mundo de Graham, o processo criativo já se desenvolvia naturalmente, de forma até visceral.

Agora, através da Luste Editores, chega o momento de dar mais um importante passo nessa trajetória, com o lançamento de Guilherme Licurgo - Desert Flower - Martha Graham. Direcionada não apenas a admiradores da dança e da fotografia, a publicação transita entre livro e item de colecionador; um registro de arte, cultura e beleza. Nas palavras de Janet Eilber, diretora artística da Companhia: “Com estas imagens notáveis, Guilherme Licurgo conseguiu captar as convicções essenciais de Martha Graham e elevá-las ao futuro. Sei que Martha ficaria intrigada e fascinada por estas imagens, e sentiria uma profunda conexão com suas próprias descobertas criativas.”.

SERVIÇO

Lançamento do livro Guilherme Licurgo - Desert Flower - Martha Graham
Data: 14 de abril de 2015, terça-feira, às 19h
Local: Galeria LUME – Rua Gumercindo Saraiva, 54 – Jd. Europa – São Paulo, SP
Informações: (11) 4883-0351
Horário: Segunda a sexta-feira, das 10h às 19h. Sábado, das 11h às 17h
* Entre os dias 16 e 21 de abril, algumas fotografias que compõem o livro estarão em exposição na Galeria Lume

LIVRO

Guilherme Licurgo - Desert Flower - Martha Graham
Editora: Luste Editores
Número de páginas: Desert Flower (livro principal): 152 / Flip Book: 96 / Body Seeds: 40
Dimensões: Desert Flower (livro principal): 27,5[D1] x 41 cm / Flip Book: 10,5 x 14,5 cm / Body/Seeds: 22 x 32 cm / Pôster: 80 x 50 cm
Preço de venda: R$ 85,00

Publicado em: