quarta-feira, 13 de maio de 2015

Fotógrafo brasileiro deportado da Turquia chega a São Paulo

maio 13, 2015 | por Resumo Fotográfico


O fotógrafo brasileiro Gabriel Chaim, que cobria a guerra da Síria e foi detido na fronteira do país com a Turquia na última terça-feira (5) por cruzá-la ilegalmente, chegou na manhã desta quarta-feira (13) em São Paulo, após ficar em prisões nas cidades turcas de Sanliurfa e Ancara. Detido com outros dois fotógrafos estrangeiros, Chaim foi deportado pelas autoridades turcas.

Apesar das dificuldades que passou, Chaim afirmou em entrevista ao G1 que pretende retornar à Síria. "Meu trabalho não terminou", disse o fotógrafo. "Quero só saber os melhores caminhos, ver como entrar por outro país, e não pela Turquia."

Segundo Chaim, havia briga por comida dentro da cela. “A gente recebia só duas alimentações por dia: dois pães velhos com manteiga no café da manhã e um pouquinho de arroz frio com carne umas 5h da tarde”, conta.

O brasileiro afirmou que a detenção o deixou mais forte. "Isso tudo me deixa com mais vontade de seguir em frente, de continuar o meu trabalho, de mostrar a vida dessas pessoas que estão presas em seu próprio território”.

Especializado em fotografar e filmar áreas de conflito, Chaim já fez coberturas no Iraque, no Irã, na Faixa de Gaza e no Egito. Já teve trabalhos veiculados pelo G1 e por programas da TV Globo, além de em veículos estrangeiros como a rede americana CNN e o jornal inglês The Guardian.

Com informações do G1