segunda-feira, 25 de maio de 2015

Exposição apresenta os perigos que profissionais da saúde enfrentam em regiões de conflito

maio 25, 2015 | por Resumo Fotográfico

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) apresenta a exposição fotográfica do premiado fotojornalista brasileiro André Liohn na Biblioteca Villa-Lobos, em São Paulo. São mais de 70 fotos realizadas em hospitais ameaçados e nas linhas de combate entre 2010 e 2013.

As imagens refletem a dura realidade de dois países nos quais o CICV atua e mostra a urgência de adotar medidas para que a violência contra pacientes, instalações, veículos e profissionais de saúde em conflitos armados e emergências acabe.

Na Líbia, em cidades destruídas por enfrentamentos constantes entre forças do governo e da oposição, o olhar de Liohn captou os perigos vivenciados pelos serviços de primeiros socorros e resgate nas linhas de frente, as dificuldades do atendimento hospitalar e a coragem e a dedicação dos profissionais de saúde em levar adiante o trabalho de assistência aos feridos.

Já na Somália, o fotógrafo registrou o cotidiano de um dos principais hospitais da capital do país, apoiado pelo CICV, onde médicos e enfermeiros, sob ameaças de morte, arriscam suas vidas para tratar crianças e adultos, sejam eles civis e feridos em combates, em bombardeios ou por minas terrestres.

Como parte da campanha internacional “Assistência à Saúde em Perigo”, o CICV organizou debates gratuitos abertos ao público e uma visita guiada com André Liohn. A programação começa com a visita guiada com uma abertura para convidados, no dia 28 de maio, quinta-feira, às 19 horas, e continua no dia seguinte com visita guiada a empresários da cidade, às 14h30. No sábado dia 30, o fotógrafo André Liohn fará uma visita guiada com o público às 16 horas. Será realizada ainda a mesa-redonda sobre os “Desafios da cobertura jornalística em situações de conflito armado e emergências”, no dia 25 de junho, às 16 horas, e o debate “Consequências humanitárias da falta de respeito e proteção aos serviços de saúde”, no dia 24 de junho, das 16h às 18h30.

SERVIÇO:

Exposição "Assistência à Saúde em Perigo: Líbia e Somália no olhar de André Liohn"
Abertura: 28 de maio, às 19 horas (Apenas convidados)
Visitação: 29 de maio a 05 de julho de 2015. (Terça-feira a domingo, das 10h às 19h)
Local: Biblioteca Villa-Lobos – Av. Queiroz Filho,1.205 – Alto de Pinheiros, São Paulo-SP.
Entrada franca