sexta-feira, 19 de junho de 2015

A inscrição é gratuita, mas se ganhar... vai ter que pagar!

junho 19, 2015 | por Cid Costa Neto

Na última semana, compartilhamos na nossa página do Facebook uma postagem da Editora Photos a respeito do “Concurso Nacional Novos Fotógrafos”, organizado pela Vivara Editora.

A princípio, parecia ser uma ótima oportunidade para novos fotógrafos interessados em divulgar seus trabalhos. Nos dias seguintes no entanto, fomos alertados por alguns leitores de que uma das clausulas do regulamento impõe que os vencedores comprem 10 dos livros publicados pela editora! Em outras palavras, qualquer pessoa pode participar gratuitamente, mas os vencedores terão que pagar.

Diante desta questão, vale a pena refletir sobre até onde esse concurso serve para premiar uma obra fotográfica e quando passa a ser uma oportunidade de venda de livros para seus organizadores. O assunto gerou polêmica e, após diversas reclamações na página do Portal Photos, a publicação sobre o concurso acabou sendo retirada do ar.

Nós entramos em contato com a organização através do e-mail disponibilizado no site do concurso e a resposta não poderia ser mais genérica. Segundo representante da Vivara Editora, “o edital foi idealizado para o bom funcionamento do certame, envolvendo publicação e distribuição da obra. Os valores previstos em edital são os necessários para a publicação e envio de uma obra desta natureza.”

Fica aí a pergunta para os pretensos participantes: Vale a pena entrar em um concurso em que quem paga o "prêmio" é você?