segunda-feira, 6 de julho de 2015

Livro registra ciclo de exposições fotográficas em Curitiba

julho 06, 2015 | por Resumo Fotográfico

Orlando Azevedo

As exposições fotográficas individuais dos primeiros três anos da Galeria Portfolio (2009 a 2012), em Curitiba, são o tema do livro “Olhares”. A publicação é um coletivo de linguagens formado por 14 fotógrafos brasileiros reconhecidos nacionalmente e internacionalmente por sua intensa produção - German Lorca, Walter Firmo, Avani Stein, Leopoldo Plentz, Luiz Garrido, Marcelo Buainain, Cássio Vasconcellos, Tiago Santana, André Cypriano, incluindo os fotógrafos de Curitiba Orlando Azevedo, Zig Koch, Nilo Biazzetto Neto, Daniel Caron e Sergio Vanalli.

O lançamento será às 19h do dia 10 de julho, uma sexta-feira, na própria Galeria Portfolio. Na ocasião, será realizada exposição com uma imagem de cada fotógrafo do livro, embalada ao som de jazz. Haverá ainda bate-papo com pelo menos metade dos profissionais homenageados, que terá como tema ‘A Importância do Livro de Fotografia’, incluindo os processos e dificuldades envolvidos em sua elaboração e publicação. Entre os participantes, estarão os fotógrafos de Curitiba, além de Walter Firmo e Avani Stein, que ministrará uma oficina durante o final de semana como contrapartida social do projeto.

Ao todo, o livro “Olhares” destaca até nove imagens de cada profissional, e conta com breves descritivos sobre os trabalhos contemplados, seguidos de compilação em formato reduzido de todas as fotografias expostas. Segundo o idealizador Nilo Biazzetto Neto, de alguma maneira o livro é um documento histórico e uma referência para a capital paranaense.

“A intenção é aproximar e presentear os novos fotógrafos da cidade com a produção nacional, e mostrar nacionalmente que a fotografia curitibana também tem uma produção relevante. Ainda visa inseri-los no cenário da fotografia brasileira, e resgatar e compartilhar com o público local uma gama de linguagens e liberdades fotográficas enquanto expressão cultural e artística”, afirma Nilo.

Para colecionadores de arte, esta é uma ótima oportunidade de se aproximarem desta diversidade de linguagens e valores, mostrando que é arte é acessível. A publicação de capa dura e 192 páginas estará à venda por R$ 70,00, inicialmente na Galeria Portfolio. O projeto se tornou possível através da Lei de Incentivo do Mecenato subsidiado pela Fundação Cultural de Curitiba, e contou com os patrocinadores Divesa, Grupo NB e Grupo Positivo.

Galeria Portfolio

Localizada dentro da Escola Portfolio, na Rua Alberto Folloni, 634, Centro Cívico, hoje a Galeria Portfolio é o único espaço físico de artes dedicado exclusivamente à fotografia em Curitiba. Desde a sua inauguração, em 2009, tem recebido exposições de nível internacional, de grandes talentos paranaenses e renomados fotógrafos de todo Brasil.
Publicado em: