domingo, 13 de setembro de 2015

Camera Restricta

setembro 13, 2015 | por Rodrigo Jordy

Câmera fotográfica impede que usuário tire fotos comuns

Sob o slogan "uma ferramenta desobediente para fazer fotografias exclusivas" o designer alemão Philipp Schmitt desenvolveu uma câmera, ou melhor, um aplicativo que o impede de fotografar. Ao pé da letra parece algo bizarro mas o que Philipp pretende é que os fotógrafos fujam das fotos clichês e exercitem sua criatividade ao procurar novos ângulos para fotografar lugares "manjados".

A câmera produzida em impressora 3D, bastante simples/Divulgação
O conceito básico da Camera Restricta é uma câmera com GPS funcionando em conjunto com um aplicativo que faz uma varredura por sites de compartilhamento de imagens georreferenciadas como Flickr e Panoramio. Quando você se prepara para clicar um ponto turístico qualquer a câmera emite um bip alertando que já há muitas imagens feitas daquela posição e automaticamente irá bloquear o obturador impedindo o clique. É aí que vai entrar a criatividade do fotógrafo ao procurar ângulos mais inusitados para fazer a sua tão desejada fotografia.

O aplicativo em ação, censurando o fotógrafo pouco criativo/Divulgação
Só que tal câmera ainda não existe, o protótipo utilizado por Philipp foi uma câmera produzida por uma impressora 3D em conjunto com um smartphone que fornecia os dados de georreferenciamento e a conexão com internet. A intenção de Philipp foi incentivar a reflexão sobre o número excessivo de fotografias no mundo atualmente tornando-as muito repetitivas, mas ele não descarta que no futuro algo deste tipo possa ser produzido em escala comercial.

Fontes: Observador
             TechTudo
             Fotografia-DG